WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

AIPC REFORÇA APOIO AO TRABALHO DO MAPA E CEPLAC

.

A Associação de Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) tem acompanhado com apreensão diversas manifestações contrárias ao trabalho de diversos órgãos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) principalmente em relação a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e seu diretor Sr. Waldeck Araújo. Embora acredite e respeite a pluralidade das visões dos diferentes atores da cadeia produtiva, a AIPC entende ser importante ressaltar o seu apoio ao trabalho e ações realizadas pelo Ministério e seus órgãos ao longo dos anos.
Reconhecemos também o empenho de toda equipe da CEPLAC e do seu diretor em reestruturar e modernizar a entidade, sempre com o objetivo de atender a cadeia, especialmente com foco nos produtores, prezando pela qualidade, concentrando os esforços nos campos da pesquisa, inovação e captação de recursos para projetos de promoção da cacauicultura brasileira.
É preciso ponderar que o debate de ideias é salutar para a melhoria contínua, contudo colocações e acusações infundadas não apenas não contribuem como apenas desmerecem o trabalho realizado ao longo dos últimos anos, além de promover distorções de informações, o que infelizmente acaba por contribuir com a desinformação e a desagregação entre os elos produtivos da cadeia.
Existem temáticas latentes e que demandam a nossa atenção e empenho, como por exemplo o combate a monilíase, o aumento da produtividade, a ampliação da assistência técnica e o acesso ao crédito. Manifestações críticas infundadas apenas desmobilizam a cadeia em torno desses temas de suma importância.
A AIPC atua para que as forças e esforços empregados sejam sempre em conjunto e em consonância com os demais elos da cadeia. Prezando sempre pelo diálogo e o respeito, única forma de alçarmos a prosperidade e a autossuficiência da produção de cacau no Brasil. Reforçamos ainda que confiamos no trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, liderado pelo ministro Marcos Montes. (Fonte: AIPC)

.

SEBRAE REALIZA SEMINÁRIO CACAU ORGÂNICO DE QUALIDADE E CAMINHOS PARA O COOPERATIVISMO EM IBIRAPITANGA

EVENTO ACONTECERÁ NO MUNICÍPIO DE IBIRAPITANGA COM INSCRIÇÕES GRATUITAS
Hoje, sexta-feira e amanhã, sábado (2 e 3/12), o Sebrae em Ilhéus realiza o seminário “Cacau Orgânico de Qualidade e Caminhos para o Cooperativismo” voltado para agricultores, empreendedores e estudantes da região de Ibirapitanga. O evento acontecerá no Auditório da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga, a partir das 8h, com entrada gratuita e inscrição através do link: https://bit.ly/SEMINÁRIOCACAUORGÂNICO.
O Seminário foi inspirado nos resultados exitosos em outras regiões com cooperativas de produção e comercialização de cacau e pretende mostrar para os participantes um fio condutor, desde o acúmulo da organização comunitária, passando pelo manejo do cacau, até a apresentação de caminhos para o cooperativismo.
Na sexta-feira (2), a programação contará, entre outras atividades, com a apresentação da Lei de Agroecologia do Município de Ibirapitanga, caso de sucesso de cacau orgânico e ecológico e palestras com os temas: Cacau de Qualidade; Agregação de valor, comercialização e sensorial – Cacau de Qualidade; Evolução dos critérios de Avaliação de qualidade do cacau a partir de 2023; e Cooperativismo.
Já no sábado (3), acontecerá uma mesa redonda para falar sobre a Replicação da experiência do cacau orgânico de qualidade no território, com a SETRE/FUNTRAD, o Assentamento Dandara, Tabôa Fortalecimento Comunitário e o Assentamento São João.
SERVIÇO:
O quê: Seminário Cacau Orgânico de Qualidade e Caminhos para o cooperativismo
Quando: 2 e 3 de dezembro – A partir das 8h
Onde: Auditório da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga
Inscrições: Gratuitas através do link: https://bit.ly/SEMINÁRIOCACAUORGÂNICO.
(Fonte: Mercado do Cacau)

.

Comentários estão fechados.