WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MEI VAI MUDAR A PARTIR DE JANEIRO: CONFIRA AS NOVAS REGRAS PARA QUEM É MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

.

Novas regras para MEI a partir de janeiro


Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a queda do desemprego no Brasil, o empreendedorismo teve um papel fundamental nisso. Agora com o novo Governo chegando, fica a dúvida, por exemplo, com as possíveis novas regras visando o Microempreendedor Individual (MEI). O que de fato irá mudar? Saiba mais no artigo abaixo.
MEI FOI CRIADO PELO PRESIDENTE ELEITO
Como citado acima, ser MEI é uma realidade sem volta no mercado de trabalho brasileiro. Criado em 2006, no primeiro Governo do novamente presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – indo para um terceiro mandato -, o programa traz condições tributárias especiais para o pequeno negócio além de outras facilidades que visam a consolidação do segmento.
A saber, as primeiras vantagens são o registro do próprio Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a possibilidade de emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Além disso, para se inscrever, basta acessar mei.receita.economia.gov.br. No entanto, nem todos os profissionais podem se cadastrar como MEI.
Primeiramente, pessoas que já sejam empreendedoras, são sócias ou administradoras de outro negócio e atuantes em funções como advogados, engenheiros, dentistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e outras ocupações da área da saúde, não podem ser microempreendedores individuais.

NOVAS REGRAS PARA MEI EM 2023
Como relatado anteriormente, o projeto MEI está em vigor no país há 16 anos, desde o primeiro mandato de Lula. Com sua volta ao Palácio do Planalto, o presidente eleito pretende garantir algumas mudanças já para 2023. Decerto, o mais evidente é o aumento do teto de faturamento da categoria que está em R$ 81 mil, mas ainda não há maiores informações sobre uma decisão oficial vinda do Governo Federal.
De fato, o que existe é um Projeto de Lei (PL) do senador Jayme Campos (União Brasil-MT) que propõe o aumento desse limite para R$ 144,9 mil e está para ser votado pela Câmara dos Deputados no próximo ano. Caso seja aprovado, essa resolução também se estenderá às microempresas e empresas de pequeno porte.
Para o senador, com um novo teto de faturamento, mais 86 milhões de brasileiros serão beneficiados, indiretamente ou não, por essa categoria e cerca de aproximadamente 11 milhões de empregos sejam gerados. Vale lembrar que o MEI pode vir a contratar apenas um funcionário e o PL também pretende alterar essa regra com a possibilidade de mais um empregado.
EMPREENDE BRASIL
Outra mudança prevista para 2023 envolve o lançamento de um programa exclusivo para microempreendedores registrados. É o Empreende Brasil, que Lula vinha apresentando desde a época da campanha eleitoral deste ano.
Com ele, o novo Governo pretende ampliar os caminhos para permitir o acesso dos MEIs às linhas de crédito federais. Por isso, o foco do programa vai ao encontro das micro e pequenas empresas que se encontram inadimplentes. Para isso, Lula promete retomar o cartão de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PROFISSÕES QUE NÃO PODEM SER MEI
Por fim, é importante lembrar que nem todas as pessoas podem simplesmente fazer o cadastro de microempreendedor.
Ou seja, existem algumas profissões que não podem ser MEI e, neste caso, não podem fazer esse tipo de formalização.
SEGUNDO AS REGRAS, ENTRE AS PRINCIPAIS OCUPAÇÕES QUE NÃO PODEM VIRAR MEI ESTÃO:
• Nutricionistas;
• Engenheiros;
• Psicólogos;
• Médicos;
• Jornalistas;
• Administradores;
• Contadores;
• Dentistas;
• Advogados;
• Consultores.
(Fonte: https://pronatec.pro.br)

.


GRADUADOS NESTAS UNIVERSIDADES SÃO OS MAIS DISPUTADOS NO MERCADO DE TRABALHO


Ir para uma universidade é mais um passo em direção à sua carreira. Mais do que isso, escolher uma instituição de ensino é uma decisão muito importante na sua vida profissional. Afinal, os graduados de algumas universidades são mais disputados no mercado de trabalho pelas empresas. Você sabia?
Um ranking global realizado pela consultora RH Emerging para o site Times Higher Education mostrou quais instituições têm os graduados mais desejados. O levantamento completo abrange 250 universidades. Entretanto, apenas uma está no Brasil. Será que é a sua? Continue a leitura e veja o ranking.
ABAIXO, ESTÃO AS CINCO UNIVERSIDADES QUE TÊM OS GRADUADOS MAIS DISPUTADOS.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSSETS – MIT (EUA)

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem um dos melhores programas de graduação do mundo. Muitas empresas desenvolvem cursos na instituição e fomentam pesquisas, visando encontrar novos talentos. A universidade tem alguns dos melhores cursos das ciências exatas do mundo.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA CALIFÓRNIA – CALTECH (EUA)

Assim como no MIT, o Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) tem ótimos cursos de graduação. Os alunos que entram para esta universidade têm forte interesse em matemática, ciências e engenharia, fazendo dessas áreas de estudo os carros-chefe do local.
Além disso, quem entra na CalTech é moldado para se familiarizar e pensar em maneiras de inovar e criar soluções para problemas do dia a dia. Por isso, grandes empresas estão sempre de olho nos graduados dessa universidade.
UNIVERSIDADE DE HARVARD (EUA)

Você já deve ter ouvido esse nome em algum filme ou série de TV, não é? Pudera, esta é uma das mais antigas e prestigiadas universidades dos EUA e do mundo. Harvard tem no currículo a graduação de mais de 30 chefes de Estado, 38 ganhadores do prêmio Nobel e 48 ganhadores do Pulitzer.
Além das graduações de excelência, os alunos também podem realizar diversas atividades extracurriculares. Há opções de esportes e até mesmo estudos em empreendedorismo e administração empresarial.
UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE (REINO UNIDO)

Assim como Harvard, Cambridge é outra universidade tradicional e antiga. Ela foi fundada ainda no século 13, por estudiosos de Oxford. O diferencial dessa instituição de ensino é seu conhecimento especializado e seu método de ensino exclusivo.
UNIVERSIDADE DE STANFORD (EUA)

Esse é, provavelmente, mais um nome familiar para você. A Universidade de Stanford fica em Pasadena, na Califórnia, do lado do Vale do Silício – local onde grandes empresas de tecnologia têm sua sede.
O forte dos alunos de Stanford é inovação para negócios e tecnologia. Entre seus ex-alunos estão fundadores da Google, da Netflix, do Instagram e também da Nike.

O BRASIL ESTÁ NO RANKING DOS GRADUADOS MAIS DISPUTADOS DO MERCADO DE TRABALHO?
Como você percebeu, há muitas universidades dos Estados Unidos na lista. Mas nosso Brasil também marcou presença.
A Universidade de São Paulo (USP) aparece em 108º no ranking de 2022. Houve uma queda, já que no ano anterior ela estava em 90º lugar.
O ranking também cita universidades da Alemanha, da Coreia do Sul, da Austrália, do Japão, do México e da China. (Fonte: https://outlook.live.com)

.

Comentários estão fechados.