WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

GANDU, CIDADE DO FORRÓ E DA ALEGRIA EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA O MAIOR SÃO JOÃO! POVO ORDEIRO E TRABALHADOR ESPERA RECEBER OS AMANTES DOS FESTEJOS JUNINOS DE BRAÇOS ABERTOS E COM MUITA ALEGRIA

.


Segundo a educadora (ex-tudo no setor educacional de Gandu) e historiadora Ana Maria Mello, ela relata o seguinte: “Os primeiros desbravadores que vieram para essa terra, foram os Amados da Costa, que solicitaram a concessão para trabalhar as terras. A família dos Gundim, são chamados assim, mas é Costa Gundim. Os primeiros foram os irmãos Amado da Costa, Gregório Amado da Costa e José Amado da Costa.
Eles vieram e fizeram certamente com os seus empregados e assalariados ou não, assumiram que solicitaram ao governo que havia feito a doação. Com as construções deu lugar a um pequeno vilarejo que passou a chamar-se Corujão. As terras pertenciam a Ituberá, então o intendente resolveu nomear uma pessoa para vir de vez em quando, fiscalizar a área doada. Esta pessoa também solicitou a concessão de outra grande área e vieram para cá, os irmãos Barachisio e Niomizio Lisboa, área hoje conhecida como Avenida.
A seguir, vieram para cá comerciantes para abrir uma venda de secos e molhados. Destacando-se os irmãos Manoel Libânio-Maneca, Durval Libânio e Celso Libânio. Todos os três também receberam terras do governo para formação de suas fazendas e das suas glebas. Celso Libânio então construiu a Igreja Católica, automaticamente os Franciscanos vinham passar períodos para o ensino religioso, batizados etc. O comércio de Corujão começou então a intensificar-se, chamando a atenção de outros que vieram instalar-se.


Dentre outros, o destaque foi Juvêncio Leal, que abriu uma farmácia e como evangélico que era, construiu a Primeira Igreja Batista de Corujão. O comércio agigantou-se, atraindo outros que ajudaram a desbravar a terra. Posteriormente vieram outros destemidos, confiantes nas terras férteis para a cultura do cacau, homens destemidos e decididos que com sangue, suor e lágrimas, lavraram a terra e impulsionaram o crescimento do então distrito.
Homens como Anteógenes Gundim, Catarino Dias, Leonel Ribeiro, Nestor Lopes, Juvêncio Leal, Francisco Teotônio Calheira, Pantaleão Melo, os irmãos Jonas, Edésio e Antonio Figueirêdo de Almeida, Amândio Lobo, João Assis, Ulisses Monteiro da Costa (Rolo do Paó), Cesário Venâncio, Fortunato Barbosa, Nelson Leite, Mestre Virgílio, Teófilo Cunha, Oscar Monteiro da Costa, Antonio Quirino e tantos outros, verdadeiros heróis do nosso progresso e de afirmação da nossa cidade como polo regional.
Através do decreto 1.008, assinado pelo então governador Antonio Balbino e a luta insana do nosso representante na Assembleia Legislativa à época, o Dr. Nelson David Ribeiro, ficamos independentes de Ituberá, no dia 28 de julho de 1958 e foram criados os distritos de Nova Ibiá e Itamari, que passaram a pertencer ao município de Gandu.
AGORA VOCÊ CONHECE UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Portanto não se APERREIE, arrume as suas malas e venha curtir o São João conosco.

Conhecer as nossas lindas mulheres e por que não dizer, os nossos jovens simpáticos e comunicativos, casadoiros, gostam de assumir compromissos sérios (as moças e rapazes).
Formamos uma população de pouco mais de trinta mil habitantes, homens e mulheres que gostam de um forró, de alegria, de transmitir uma simpatia nata do ganduense.
Somos um povo feliz… venha fazer parte dessa alegria, fazemos questão de compartilhar com você. Venha ser feliz conosco. Venha conhecer a FELICIDADE… e a FELIZ CIDADE chama-se GANDU!
COMO CHEGAR


DE ÔNIBUS: O turista soteropolitano pode comprar uma passagem no Terminal Rodoviário de Salvador, através da empresa Águia Branca. A viagem pode ter duração de 5h20.
DE CARRO: O turista que sai de Salvador, escolhe um dos dois roteiros: Pode chegar a Gandu de carro em até 5h30, usando o trajeto que passa pelas BRs. 324 e 101.


O segundo roteiro é você tomar o Ferry-Boat deliciando-se com as maravilhas da nossa Baía de Todos os Santos. Ao descer na Ilha de Itaparica, pega a BA-001 até Santo Antonio de Jesus, seguindo por 100 km pela BR-101, até chegar a terra da FELICIDADE.

ONDE FICAR??

POUSADA JL “Sua melhor opção”
Centro da cidade – Rua Heitor Guedes de Melo (ao lado da Caixa Econômica Federal)
Telefones: (73) 99944-9538 e (73) 99807-2185
Gerente: Juscelino Moreira. Atendimento em alto nível.

POUSADA NOVO DIA “Seu descanso começa aqui!”
Bairro Leonel Ribeiro – Rua João Andrade Neto (ao lado do Posto Leonel)
Telefone: (73) 99949-5009
Gerente: Kibe – Atendimento perfeito – Sinta-se em casa.

POUSADA SALES
Endereço: BR-101 – Telefone: (73) 3254-1719

ONDE CURTIR O SÃO JOÃO

Sob o título de “Cidade do Forró”, a cidade de Gandu está com uma programação para o São João 2023 perfeita para os amantes do período junino. A festa acontecerá entre os 22 de junho e 25 de junho, reunindo grandes nomes do forró brasileiro.

Foto: Reprodução/Google
Foto: Reprodução/Instagram/calcinhapreta


Foto: Reprodução/Instagram/jaldorodrigues
Foto: Reprodução/Google


Entre os artistas já confirmados para a festa estão o grupo CALCINHA PRETA, o cantor Vitor Fernandes, Forró do Tico e Jaldo Rodrigues.

Além disso, as pessoas poderão curtir a 10ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas, evento típico desta época do ano.
E os políticos de outras cidades que se dirigirem à Gandu e tem pretensões políticas em 2024, reservem um tempinho durante a festa e procurem o professor Manoel Dantas Cardoso, o Neco Kanguçu, ex-prefeito e considerado o maior articulista da região. Nunca é tarde para aprender um pouco mais… (Texto: blogdozebrao)

.

Comentários estão fechados.