WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SALVADOR PODE TER TELEFÉRICO DA SUBURBANA PARA ESTAÇÃO DO METRÔ

.

Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada – Foto: Manu Dias | GOVBA


A Prefeitura de Salvador estuda criar um teleférico com saída em bairros da região da Avenida Suburbana, com destino para a Estação Campinas de Pirajá, do metrô. O objetivo é oferecer um modal alternativo para a população da região, que hoje só consegue se locomover através de veículos sob pneus.
A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis (União), em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, na última quarta-feira, 19. De acordo com o gestor municipal, ainda está sendo realizado um estudo de viabilidade técnica do projeto e viabilização de recursos.


“Ele atende a parte de cima do Subúrbio, Ilha Amarela, Santa Terezinha, Rio Sena. É um teleférico. Estamos estudando para levar os passageiros para a estação de Campinas e traz mais passageiros para o sistema, ajuda a prefeitura e o governo a fechar a conta, além de oferecer um transporte público melhor para as pessoas”, disse, lembrando que o governo do estado enfrenta problemas ao realizar aportes do metrô.
“Se a prefeitura tem um problema (com o transporte público), o Estado tem um igual ou maior. Quando o Estado fez a concessão estabeleceu que ali iriam passar 580 mil passageiros, os que não passassem, o Estado iria pagar. Essa conta no ano passado foi de R$ 436 milhões só em passageiros não transportados”.


“O metrô, ao longo dos tempos, vai custar aos cofres públicos mais de R$ 20 bilhões. O metrô mais caro do mundo. É um problema nosso com os transportes por pneus, mas é também do Estado com o metrô. Não há outra solução senão trazer mais passageiros para o sistema”, declarou.
Bruno Reis ainda cutucou o governo estadual pela retirada dos trens do Subúrbio para a construção do VLT. O gestor disse ter reforçado a quantidade de ônibus em circulação nos bairros da região para melhor atender a população.
“Sem querer entrar em polêmica, mas já são dois anos que os trilhos foram retirados e a obra não tem sequer perspectiva de quando vai começar e se vai começar. Inclusive, o contrato está em discussão de sua validade ou não. Para compensar a retirada dos trens, nós fortalecemos os Subúrbio com mais ônibus”, disse.
“Por isso temos uma série de projetos, como as esteiras rolantes do Campo da Pólvora ao Comércio, que vai trazer mais passageiros ao sistema. O BRT, que queremos levar da Estação de Águas Claras, pelo Derba, até Paripe, e trazer mais passageiros para o metrô. Se não oferecermos um transporte ágil, seguro e modesto o passageiro não vai vir. Quando a gente conseguir botar todos os modais para funcionar, o metrô, BRT, VLT e ônibus, vamos ter uma das cidades mais conectadas do mundo”, acrescentou. (Fonte: https://atarde.com.br)

.


PREFEITURA EMENDA FESTA DE IEMANJÁ COM CARNAVAL EM 2024

Melhor Segunda-Feira do Mundo terá edição gratuita ao público em 2024, como parte da programação oficial de festas em Salvador – Foto: Elemilson Souza | Divulgação


O Carnaval de Salvador em 2024 será mais longo do que o de costume. A tendência é que a folia momesca, programada para acontecer entre os dias 8 e 13 de fevereiro, seja emendada através de eventos pré-carnavalescos com a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro.
A principal novidade é a inclusão da “Melhor Segunda-Feira do Mundo”, tradicional festa comandada por Xanddy Harmonia, na programação pré-carnavalesca oficial da cidade. No dia 5 de fevereiro, segunda-feira que antecede o Carnaval, o cantor de pagode baiano deve se apresentar de forma pública em algum ponto da cidade ainda a ser definido.
Com isso, a prefeitura de Salvador planeja emendar a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira, com a folia oficial, passando pelo Fuzuê no dia 3, o Furdunço no dia 4, a Melhor Segunda-Feira no dia 5, Pipoco no dia 6 e as tradicionais fanfarras no dia 7.
Para o período oficial de Carnaval, entre 8 e 13 de fevereiro, há a confirmação de uma promessa feita na folia de 2023: Ivete Sangalo se apresentará para o folião pipoca no circuito do Campo Grande, na Avenida Sete de Setembro.
Além de Ivete Sangalo, a prefeitura tenta ainda o retorno de Bell Marques ao circuito mais tradicional do Carnaval de Salvador. O ex-vocalista da banda Chiclete com Banana se apresentou apenas no trecho da orla marítima durante a folia de 2023.
Bell e Ivete foram as duas atrações já confirmadas pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) para o Festival Virada 2024. Na oportunidade, o gestor municipal os definiu como “os dois principais artistas da nossa música baiana”.


PÓS-CARNAVAL
Como o Carnaval está marcado para o início de fevereiro em 2024, a prefeitura ainda planeja manter sua programação de eventos de verão para depois da folia momesca, esticando as festas até o final do mês.
Ainda não há definição acerca de tudo que será feito pela prefeitura, mas uma coisa já está certa: desde outubro, diariamente, o Centro Histórico terá apresentações pelo menos um bloco afro. Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza e Cortejo Afro são algumas das bandas previstas para animar a região mais antiga de Salvador durante o “verão estendido” da cidade.
Todas as ações devem ser anunciadas pela prefeitura de Salvador em um evento ainda a ser marcado na cidade de São Paulo, voltado para atração de patrocinadores. (Fonte: https://atarde.com.br)

.

Comentários estão fechados.