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NOVO PASSEIO DE TREM LIGARÁ BRASIL E URUGUAI, COM DEGUSTAÇÃO DE VINHOS FONTE: NOVO PASSEIO DE TREM LIGARÁ BRASIL E URUGUAI, COM DEGUSTAÇÃO DE VINHOS / FERROVIA QUE LIGA TRÊS ESTADOS DO NORDESTE TERÁ 1.209 KM E VIRA PRIORIDADE DO GOVERNO

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Rio Grande do Sul deverá ganhar novo roteiro de trem turístico ainda este ano. O passeio percorrerá 20 quilômetros entre as estações de Palomas e Sant’Ana do Livramento, cidade que faz fronteira com o Uruguai. De lá, os viajantes seguirão de ônibus até o país vizinho para continuar o passeio. Batizado de Trem do Pampa, o novo passeio será parecido com o Trem do Vinho em Bento Gonçalves (RS). A bordo, os viajantes terão música e apresentações de artistas locais para um mergulho na cultura gaúcha. A diferença é que o transporte será em um moderno VLT, não na tradicional e histórica Maria Fumaça.
O veículo leve sobre trilhos terá janelas de vista panorâmica para os turistas apreciarem melhor a paisagem durante a viagem de aproximadamente uma hora até a fronteira do Uruguai.


No início do trajeto, o passageiro vai ouvir sobre a história e cultura da região, enquanto aprecia os cenários dos pampas. Além das parreiras das vinícolas da região, será possível admirar no percurso o Cerro de Palomas, um cartão postal no território gaúcho. Durante a viagem sobre trilhos, os passageiros também poderão degustar vinhos e suco de uva produzidos pela Almadén, reconhecida como uma das principais produtoras de vinhos finos.
A visitação ao primeiro free shop de vinhos brasileiros também estará inclusa no passeio. O projeto foi idealizado há 10 anos e as obras para a reestruturação da ferrovia estão em andamento desde 2022. Em fase de preparativos finais para a entrada em operação, o veículo leve sobre trilhos que fará parte do trajeto chegou este mês à cidade de Sant’Ana do Livramento.
O roteiro completo terá duração de 2h30, sendo 1h10 a bordo do trem do Pampa e o restante de ônibus convencional. A previsão é que o primeiro embarque ocorra ainda no segundo semestre deste ano, mas a data de lançamento ainda não foi divulgada. O ingresso custará R$ 135 por pessoa. As crianças até 5 anos não pagarão ingresso, desde que viajem no colo.


Com capacidade para 100 passageiros, o Trem do Pampa inicialmente deverá operar só aos sábados, em dois horários. O primeiro, com saída às 14h no sentido Sant’Ana do Livramento/Palomas, incluirá uma visita à Vinícola Almadén e o retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento.
O segundo horário partirá de ônibus da Estação de Livramento às 13h30, incluirá uma visita à Vinícola e, em seguida, os passageiros embarcarão no “Trem do Pampa” na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento.
A primeira loja franca de vinhos do Brasil fica na tradicional Vinícola Almadén, em Santana do Livramento (RS). Ela oferece os vinhos do Miolo Wine Group com preços mais baixos por estarem livres de impostos. A redução chega a aproximadamente 30%. O visitante que for conhecer o complexo enoturístico vai fazer um passeio com duração de uma hora. O roteiro começa no museu que conta a história da vinícola, passa por um mirante com vista dos vinhedos e por uma passarela sobre a cantina. Depois, é hora de degustar os vinhos da casa e, por último, conhecer o free shop de vinhos brasileiros. (Fonte: https://jmonline.com.br)

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FERROVIA QUE LIGA TRÊS ESTADOS DO NORDESTE TERÁ 1.209 KM E VIRA PRIORIDADE DO GOVERNO


A Ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil, com o objetivo de interligar o município de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos do Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco. A obra, iniciada no governo Lula e suspensa na gestão Bolsonaro, foi retomada e vai demandar investimentos de R$ 7 bilhões para o ramal cearense e de R$ 5 bilhões para o pernambucano.


A ferrovia corta três estados do Nordeste e passa por 53 municípios, sendo 28 no Piauí, 19 em Pernambuco e seis no Ceará. O trajeto total é de 1.209 km em linha principal, sendo 527 km entre Eliseu Martins e Salgueiro (PE), 316 km entre Salgueiro e Suape (PE) e 366 km entre Salgueiro e Pecém (CE).
COMO SERÁ O FUNCIONAMENTO DA FERROVIA TRANSNORDESTINA?
A obra é feita com recursos da CSN (responsável pela execução), Infra (antiga Valec), Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério, entre outros produtos.
O secretário de segurança pública do Ceará, João Alves, afirmou que a expectativa é concluir a obra até o fim do governo Lula, em 2026. Ele disse que a ferrovia é fundamental para o desenvolvimento econômico do Nordeste e que a polícia está trabalhando para garantir a segurança da obra.


Trecho Distância (km)
Eliseu Martins – Salgueiro 527
Salgueiro – Suape 316
Salgueiro – Pecém 366
Total 1209
(Fonte: https://www.ne9.com.br)

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