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CEARÁ É O 1º LUGAR NO IDH-M DO NORDESTE E O 12º DO BRASIL / UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA BAHIA ABRE NOVOS EDITAIS PARA PROCESSOS SELETIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA

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Dentre as três dimensões que compõem o Índice – Renda, Longevidade e Educação – nesta última o Estado registrou o segundo maior valor do IDH-M


O Ceará, em 2021, alcançou o primeiro lugar no Nordeste e o 12º melhor no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) no ranking das Unidades Federativas (26 estados e o Distrito Federal). Dentre as três dimensões que compõem o Índice – Renda, Longevidade e Educação – nesta última o Estado registrou o segundo maior valor do IDH-M.
E mais, a partir de 2020 essa dimensão anotou um índice superior ao IDHM global, evidenciando uma melhor performance da Educação em relação à média das três dimensões.
As boas notícias estão no Ipece/Informe (Nº 230 – julho/2023) – O IDH-M Ceará: 2012 a 2021, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) e Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.
O trabalho tem como autores Cleyber Medeiros, analista de Políticas Públicas, e Raquel Sales, assessora técnica, e colaboração de Jáder Ribeiro Lima.
De acordo com Cleyber Medeiros, em 2012 o Ceará ocupava a 15ª colocação no ranking entre os estados, passando para a 12ª em 2021. Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina alcançam, respectivamente, as três primeiras colocações em todos os anos analisados, enquanto Piauí, Maranhão e Alagoas estiveram nas últimas posições nos anos de 2012 e 2021.
“Avaliando apenas os estados do Nordeste, o Ceará, tanto em 2012 quanto em 2021, ocupou a 1ª posição, demonstrando que o Estado, em sua região, teve as melhores condições de desenvolvimento humano de sua população, relacionadas, sobretudo, à renda, à educação e à longevidade”, observa.


Ele explica que, entre 2012 e 2021, os Estados que apresentaram os maiores crescimentos relativos foram, na sua maioria, os que detinham baixos índices em anos anteriores, talvez por apresentarem uma menor base de comparação.
E cita exemplo: Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo alcançaram os menores crescimentos relativos no período analisado porque já tinham um índice do IDH-M considerado alto, quando comparados às demais Unidades da Federação.
“Não obstante, a análise do crescimento relativo, torna-se importante para avaliar se os estados que estavam em pior situação em anos anteriores conseguiram evoluir. Nesse sentido, merece destaque Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco, que registraram as maiores taxas de crescimento relativo no intervalo 2012/2021”.


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ANÁLISE DAS TRÊS DIMENSÕES
ÍNDICE DURANTE A PANDEMIA
IMPORTÂNCIA
(Fonte: https://www.ceara.gov.br)

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UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA BAHIA ABRE NOVOS EDITAIS PARA PROCESSOS SELETIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA


A Universidade Aberta do Brasil na Bahia (UAB-BA), sistema vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), está com as inscrições abertas de seus processos seletivos para o ingresso de professores formadores em cursos da Educação Superior.
Serão oferecidos sete novos cursos de especialização e licenciatura, com 1.076 vagas, todos na modalidade de Educação à Distância (EaD), nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra.
As inscrições para os processos seletivos serão realizadas até agosto, com a oferta de cursos nas áreas de Música e Contemporaneidade, Matemática, Pedagogia, Física, Biologia, Tecnologia Agrária e Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental.
AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PARCEIRAS
IFBA, Univasf, Uefs, Uesb e UFRB – disponibilizaram em seus sistes os editais, locais de inscrição e outras informações para ajudar os requerentes a submeterem suas candidaturas no processo seletivo do curso de seu interesse. Todo o processo de inscrição será feito de forma on-line e o interessado deve obedecer o prazo estipulado por cada universidade.
A coordenadora de Educação à Distância – Programa UAB-Bahia, Mila Almeida Midlej Silva, destacou a importância desta oferta para a formação dos professores.

“Na graduação, a política pública da UAB tem como ofertas prioritárias as licenciaturas, com o objetivo de ampliar a formação inicial de professores no Estado. Já na pós-graduação, oferta, ainda, especializações diversas com o intuito de ampliar a formação continuada de professores em diferentes áreas da Educação. Periodicamente, as IES públicas realizam, por vestibular ou editais, as seleções para o preenchimento de vagas. Essas ofertas são fundamentais para a interiorização da Educação Superior, o que assegura, através da Educação à Distância, a universalização do acesso”.
Sobre a UAB – O Sistema UAB, criado em 2006, leva a universidade pública a locais distantes e isolados do país pela modalidade Educação à Distância (EAD), com ofertas de vagas, prioritariamente, voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a Educação Básica.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) é responsável pela articulação e pelo desenvolvimento em regime de corresponsabilidade com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), de forma democrática e regionalizada, pela oferta de vagas no Ensino Superior público para pessoas com dificuldades de acesso à universidade.
CONFIRA O PERÍODO E O LOCAL DE INSCRIÇÃO PARA CADA INSTITUIÇÃO:
IFBA – de 24 de julho a 11 de agosto de 2023 – https://portal.ifba.edu.br/salvador/processos-seletivos/alunos/cursos-superiores/ead-uab/selecaofismat
UEFS – de 20 de julho a 31 de agosto de 2023 – http://csa.uefs.br/index.php/uab238/inicial
UESB – de 25 de julho a 9 de agosto de 2023 – http://www.uesb.br/editais/edital-171-processo-seletivo-especial-de-discentes-para-os-cursos-de-graduacao-na-modalidade-ead-uesb-uab-capes/
UFRB – de 25 de julho a 6 de agosto de 2023 – https://www2.ufrb.edu.br/ead/component/chronoforms5/?chronoform=ver-prosel&id=1177
(Fonte: https://www.acordacidade.com.br)

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