WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ILHÉUS: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS EPIDEMIAS SÃO BENEFICIADOS POR PROJETO DE LEI

.


Nesta terça-feira (20), o Executivo de Ilhéus firmou um compromisso com o Sindicato desses agentes para garantir a valorização da categoria e melhores condições de remuneração dos servidores que trabalham na proteção e promoção da saúde e bem-estar da população ilheense.
Na reunião, realizada no gabinete da Prefeitura de Ilhéus, estavam presentes, além dos representantes dos ACS e ACE, o prefeito Mário Alexandre, o Secretário de Gestão, Bento Lima e o vereador Eder Júnior. Na ocasião, o prefeito assinou um Acordo de Trabalho Coletivo que trata do Projeto de Lei sobre Incentivo Financeiro para os servidores, encaminhado para a Câmara de Vereadores, para aprovação.
Representando os agentes, o presidente do sindicato, Roberto Lima, considerou este ato de grande importância, uma vez que vai garantir o repasse integral do incentivo financeiro e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos ACS e ACE. “A atenção primária é a base de um sistema de saúde eficiente, e investir na sua estruturação é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade à população. Essa ação demonstra um compromisso real com a valorização desses trabalhadores e com a melhoria do sistema de saúde como um todo”, disse o sindicalista.
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias desempenham um papel fundamental na prevenção e controle de doenças, atuando diretamente junto às comunidades. Portanto, a assinatura deste acordo representa não apenas um avanço para esses trabalhadores, mas também para toda a população de Ilhéus, que será beneficiada com um serviço de saúde mais eficiente e qualificado.
“Acredito que a valorização do servidor público é o primeiro passo para que um município caminhe nos rumos certos. Por isso, sempre buscamos formas de atender e garantir as melhores condições para todos os servidores públicos de Ilhéus. E hoje, o que estamos fazendo aqui me deixa muito feliz, pois sei o quanto é importante trabalharmos com a segurança e a sensação de que o nosso trabalho é reconhecido. Agradeço todo o empenho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, fundamentais para a promoção da saúde no município, então esse reconhecimento é justo e necessário”, disse o prefeito Mário Alexandre, sobre o encontro. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

CELEBRANDO A DIVERSIDADE: INCLUSÃO EM DESTAQUE NA PRAIA DO SUL

Na véspera do Dia Internacional da Síndrome de Down, a Praia do Sul foi palco de uma emocionante celebração da inclusão. Sob o sol da manhã desta quarta-feira (20), crianças assistidas pela Rede Municipal de Ensino participaram de atividades psicomotoras, marcando o início do Outono com momentos de diversão e aprendizado. A iniciativa, organizada pelo Instituto Global Brasil em parceria com diversos colaboradores e a Prefeitura de Ilhéus, reforçou a importância do acolhimento e da inclusão em nossa sociedade.
Envolvendo famílias, profissionais do CRIE, salva-vidas e a comunidade em geral, a ação na praia proporcionou experiências únicas, desde aventuras na água com pranchas de surf até atividades na areia, culminando em um refrescante banho de mar seguido de um saboroso lanche. Para a professora e Secretária de Educação, Eliane Oliveira, essa celebração vai além de um simples evento: “A inclusão beneficia toda a sociedade, construindo um ambiente acolhedor para todos”, disse.
O projeto não apenas destaca a importância da inclusão, mas também ressalta a necessidade de oportunidades educacionais, sociais e de trabalho para todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades. Sob o lema “Território Educativo: Instrumento de Transformação dos Sujeitos na Sociedade”, essa iniciativa reafirma o compromisso de promover uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
**Em colaboração com SEDUC e Antonela Calixto
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA PROJETO: “ESCOLA SEGURA”

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Secretaria de Educação (SEDUC), implantou o programa “Escola Segura”, nas redes do ensino público municipal.


O programa tem como público alvo a educação básica e é composto por ações como palestras, oficinas e atividades lúdicas, tendo como objetivo a prevenção da violência no ambiente escolar, mediante a capacitação de todos os participantes: professores, alunos, colaboradores e pais.
As ações são coordenadas pela Guarda Civil Municipal de Ilhéus e iniciadas a partir do diagnóstico prévio, o qual busca-se identificar as causas e consequências da violência no ambiente educacional. Em 2023 o projeto atingiu 3.517 participantes em 41 unidades de ensino.
A iniciativa promovida por meio da SEOP e SEDUC, visa garantir o aprimoramento da segurança no ambiente escolar, preservando assim a qualidade no processo de aprendizagem, formando cidadãos capazes de transformar a sociedade e promovendo a integração com os órgãos que compõem o sistema de defesa social.
*Em colaboração com Caroline Mendes (SEOP)
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

MULHERES RECEBEM ORIENTAÇÕES DE SAÚDE E COMBATE À VIOLÊNCIA NO CRAS SUL DE ILHÉUS

Nesta semana, aconteceu no CRAS Sul – Centro de Referência de Assistência Social –, um encontro entre mulheres, sob coordenação das secretarias municipais de Saúde, Política para as Mulheres e Promoção Social, com o objetivo de discutir questões cruciais relacionadas à saúde e bem-estar feminino.
Com uma abordagem acolhedora e informativa, as profissionais compartilharam valiosas orientações sobre autocuidado, prevenção de doenças e promoção da saúde mental. O público foi incentivado a adotar práticas saudáveis e a buscar apoio quando necessário, reforçando a importância de colocar o próprio bem-estar em primeiro lugar.


Além disso, o encontro não deixou de abordar um tema sensível, porém vital: a violência doméstica. Em um ambiente seguro e de confiança, foram discutidos sinais de abuso e estratégias para romper o ciclo da violência, enfatizando a importância de não se calar diante de situações de agressão.
Para as mulheres presentes, o evento foi mais do que uma simples reunião. Foi um momento de aprendizado, empoderamento e solidariedade. A troca de experiências e o suporte mútuo fortaleceram os laços comunitários e reforçaram o compromisso coletivo de promover uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.
O titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, pasta que coordena o CRAS, Robenilton Silva, explicou sobre o trabalho contínuo da Prefeitura de Ilhéus, de acompanhamento e assistência às mulheres ilheenses, a fim de garantir mais dignidade, segurança e bem-estar. “O trabalho de conscientização feito pela Prefeitura de Ilhéus por meio da nossa secretaria é contínuo já que os grupos de convivência possuem assistência anual, passando pela acolhida, escutando suas dores e levando orientação para que a garantia dos seus direitos seja efetivada”, afirmou o secretário. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.