WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CORONAVÍRUS: MORRO DE SÃO PAULO ENFRENTA 100% DE QUEDA NO TURISMO DURANTE PANDEMIA

.

Considerado o terceiro maior destino turístico da Bahia, a praia de Morro de São Paulo, situada no município de Cairu, localizado a 176 quilômetros de Salvador, vem enfrentando o cenário mais atípico já visto no local, por conta da pandemia do coronavírus.
Ruas vazias, comércio fechado e turismo zero: é o que descreve a Associação Comercial e Empresarial de Cairu (ACEC), em contato com o BNews.
Segundo a associação, mesmo sem registros da doença no local, a prefeitura de Cairu decretou estado de emergência, suspendendo transportes, serviços de passeios, adiamento de eventos e a redução do horário de funcionamento de alguns estabelecimentos, como bares e restaurantes.
“Vemos que as ações para enfrentar a pandemia são necessárias, porém elas impactaram de forma rápida e intensa todos os moradores, pois o turismo é nossa fonte de renda”, disse o presidente da ACEC, Christian Willy.
“Esse impacto já afeta centenas de famílias que tiram seu sustento no dia-a-dia com o trabalho vinculado aos passeios, hotéis, pousadas, alimentação, comércio e serviços. As pessoas não têm mais o dinheiro diário para se manter e estão passando necessidade”, comentou o diretor da ACEC, Eduardo Ferraz.
Segundo eles, vários ofícios foram enviados para a prefeitura, Embasa e Coelba, solicitando que não se façam cobranças nesses meses, mas nenhum deles respondeu. Apenas a Coelba informou que “vedou temporariamente a suspensão do fornecimento, por inadimplência, de unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo baixa renda, além de unidades consumidoras de serviços e atividades consideradas essenciais”, conforme documento enviado ao BNews.
Nossa equipe de reportagem procurou a prefeitura de Cairu para saber se alguma medida econômica será implantada na região. Em nota, a assessoria informou que irá destinar parte dos recursos arrecadados pela Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA) para a retomada do Cheque Solidário,um programa de assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que podem usar o cheque para comprar alimentos em estabelecimentos comerciais credenciados pela prefeitura.
“As medidas preventivas de combate ao coronavírus no município atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A administração municipal reconhece que haverá prejuízos, mas entende que, para além das perdas econômicas, a grande preocupação de todo o mundo neste momento é com a preservação das vidas. A prefeitura lembra que este é um momento de crise mundial e a responsabilidade pela solução dos problemas não é apenas do poder público. Como vem acontecendo em todos os países vitimados pelo Covid-19, as empresas têm exercido um papel preponderante, unindo-se aos governos. A gestão municipal aproveita para convocar a ACEC e todos os empresários de Cairu para assumirem o nobre gesto de estender a mão, não apenas para pedir, mas para doar o pouco que se tem. Com isso, estarão exercendo o valor mais integral da cidadania e da solidariedade”, diz o comunicado da prefeitura.

COMO AJUDAR
Para minimizar os impactos negativos da crise econômica em Morro de São Paulo, a ACEC decidiu converter o valor das mensalidades pagas em abril em cestas básicas, que serão distribuídas às famílias das comunidades locais.
A associação criou também a campanha Boleto Solidário, onde turistas que já passaram pelo destino, podem contribuir com o valor a partir de R$ 100. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da associação, através do número: (75) 9 9990-8941. (Fonte: BNews)

.

Comentários estão fechados.