WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MARIDO CONSTRÓI CASA GIRATÓRIA PARA QUE ESPOSA TENHA UMA “VISÃO DIFERENTE A CADA DIA”

.

“Cansei-me das reclamações dela e das frequentes remodelações da casa da nossa família e disse: ‘Vou construir uma casa giratória para que faça ela girar como quiser'”, Vojin Kusic, 72 anos, da Bósnia. “Depois que cheguei em uma idade avançada e que meus filhos assumiram os negócios da família, finalmente tive tempo de conceder a minha esposa o desejo de poder mudar a posição dos cômodos de sua casa quando ela quiser”, completou.
No entanto, não foi fácil, o projeto levou seis anos para ficar pronto. Mas valeu a pena! A casa, localizada perto da cidade de Srbac, gira em torno de um eixo de sete metros usando motores elétricos e as rodas de um antigo veículo de transporte militar. Ela proporciona vistas de campos de milho e campos agrícolas — ou florestas e rio — na velocidade que eles desejarem. “A casa pode fazer um círculo completo por 24 horas quando está na velocidade mais lenta, enquanto na rotação mais rápida pode fazer um círculo completo em 22 segundos”, disse Vojin.
A inspiração veio dos inventores sérvio-americanos Nikola Tesla e Mihajlo Pupin, acrescentou. Ele contou que, durante a construção, precisou parar por causa de uma internação hospitalar, devido a um problema cardíaco. “Pedi aos médicos que tentassem prolongar [minha vida] por pelo menos um ano porque tenho esse projeto na cabeça e ninguém saberá como concluí-lo”, disse.
PRIMEIRA CASA
Antes de sua casa atual, Vojin construiu outra casa, mais típica, na qual ele e Ljubica criaram seus três filhos. Na época, Ljubica queria que seus quartos ficassem de frente para o sol, e assim foi, mas isso significava que a sala de estar ficava longe da estrada. Ljubica logo se cansou de não poder ver as pessoas entrando no jardim da frente, então Vojin remodelou todo o lugar. “Tive de derrubar a parede entre nossos dois quartos para transformá-los em uma sala de estar e mover todas as instalações [elétricas]. Foi uma tarefa muito exigente, exigiu muito de mim, mas fiz o que ela queria”, lembra.
Então, seis anos atrás, o último dos três filhos do casal acabou casando e o casal deixou o filho e a esposa morarem no último andar da casa e se mudaram para o andar térreo. No entanto, mais uma vez, Vojin teve que derrubar algumas das paredes, e ele sabia que sua esposa logo iria querer algo novo. “Neste ponto, para não esperar que ela mudasse de ideia novamente, decidi construir uma nova casa giratória para que ela pudesse mudar como quiser”, disse ele.
Vojin projetou e construiu a casa sozinho, sem nenhum treinamento formal, também nunca tendo frequentado a universidade. Ljubica não quis comentar o trabalho, mas Vojin brincou: “Agora, nossa porta da frente também gira, então se ela avistar hóspedes indesejados vindo em nossa direção, ela pode girar a casa e fazê-los se afastar”. (Fonte: revistacrescer.globo.com)

.

Comentários estão fechados.