WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O QUE FAZER EM PORTO SEGURO – 10 ATRAÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA QUEM VISITA. ONTEM CINCO, HOJE MAIS CINCO…

.

6 – RESERVA DA JAQUEIRA

Um programa bem diferente e cultural – Conhecer os índios Pataxós – Foto: Porto Seguro via Flickr

Pintura típica em índios na Reserva da Jaqueira – Foto: Porto Seguro via Flickr

A 10 quilômetros de Porto Seguro, a reserva indígena de índios pataxós foi fundada por três irmãs. São mais de 30 famílias vivendo na aldeia, com seus costumes e histórias prontos para compartilhar com os visitantes. Até o idioma patxohã você ouvirá.
O passeio é peculiar e só vale para quem gosta de descobrir novos mundos. Organizado pela própria comunidade, tem explicações guiadas pelos próprios índios. Vá confortável e disposto para andar pela mata.
Quem sabe você pinta o rosto e degusta um peixe na folha de patioba. Tem até quem opta pela vivência de pernoitar na reserva.
Os passeios devem ser contratos com agências.
7 – PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL

Criado em 1999, o Parque Nacional do Pau Brasil, está cerca de uma hora e meia de Arraial D´ajuda ou de Trancoso. Nesta área de Mata Atlântica protegida são seis trilhas, três mirantes, riacho e ainda a nascente do Rio da Barra. O local é perfeito para amantes da natureza e de trilhas.
Algumas trilhas são adaptadas, com extensões leves e curtas. Dá para conhecer árvores milenares, algumas ultrapassam os 40 metros de altura. No Mirante Pau-Brasil, pare tudo, respire fundo e admire enquanto sente o ar gelado e perfumado da Mata Atlântica entrando em você. Durante os percursos, podem surgir animais.
É possível andar de bicicleta pelo parque, mas entre em contato com uma agência. Isto porque o parque não disponibiliza e não permite entrada de veículos particulares.
O Centro de Visitantes, apesar de distante dos atrativos, possui exposição sobre o parque, a Mata Atlântica e tem outro belo mirante.
Acesso pela BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália. Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 as 16h, entrada gratuita.
8 – PRAIA DE MUNDAÍ E PRAIA TAPERUPUAN

Tôa Tôa na praia de Taperapuan

Vista de cima do Tôa Tôa

Seguindo para a orla Norte, antes de Santa Cruz Cabrália, ficam a praia de Mundaí, com sua tranquilidade e águas cristalinas. E, logo em seguida, ainda com areia fofa e água morna, está a empolgante, agitada e mais movimentada Praia Taperapuan.
A 10 quilômetros da Passarela do Álcool, indo pela Avenida Beira, estão as barracas de praia mais famosas de Porto Seguro. Se você quer dançar à beira mar, Taperapuan é o seu lugar.
As barracas estão repletas de boa gastronomia, drinques e bebidas somado a muita diversão. Em estruturas com direito a palcos e coreógrafos. As entradas são gratuitas, cobrado apenas o que consumir. Lembrando que em alta temporada a animação é mais intensa.
No complexo de lazer Tôa Tôa a música não para. Com espaço para a criançada e uma programação repleta de shows de dia e de noite. Às terças-feiras o Luau é animação garantida para quem curte abadá, muita música, dança e frutas. A festa começa às 22h e tem ingresso à parte (R$65).
O Axé Moi surpreende pelo tamanho de sua estrutura e a decoração. Também a beira mar, abre às 8h, mas a programação começa às 10h. Danças, coreografias, shows, apresentações diversas. Destaque para as festas temáticas e a Arena Axé Moi com grandes shows.

Em estilo mais vila de pescadores e uma rusticidade carismática encontramos a barraca Barramares. Oferece gastronomia típica, com música e diversão um pouco mais tranquila e um luau na areia, à beira mar, bem charmoso.

Axé Moi – Foto: Site oficial

A barraca Barramares – Foto: Porto Seguro via Flickr

9 – PRAIA DE ITACIMIRIM E PRAIA DE PONTA GRANDE
Praia de Ponta Grande em Porto Seguro
Em duas extremidades de Porto Seguro, sentido norte, ambas são tranquilas com piscinas naturais para relaxar. A Praia de Itacimirim é a primeira saindo de Porto Seguro. As águas mornas da Ponta Grande fecham o passeio pela orla com chave de ouro.
10 – SANTA CRUZ CABRÁLIA

Praia de Mutá – com suas águas esverdeadas em Santa Cruz de Cabrália – Foto: Porto Seguro via Flickr

Santa Cruz Cabrália é considerada o berço da civilização brasileira, por ser o primeiro lugar em que os portugueses desembarcaram. Na praia Coroa Vermelha, quase à beira mar, está a cruz em homenagem à primeira missa do Brasil.
As praias nesta região são famosas pelas águas tranquilas, repletas de piscinas naturais na maré baixa. A praia do Mutá, bem na divisa com Porto Seguro é a praia mais tranquila da cidade A água morna em várias tonalidades de azul atrai principalmente famílias com crianças pequenas.
O QUE FAZER EM PORTO SEGURO À NOITE

Praia de Taperapuã em Porto Seguro – Foto: portosegurotur.com

Na cidade do calor, quase o ano todo, a noite se torna um atrativo natural. Isto porque se não estiver no pique de comer ou curtir uma badalação, só de passear sentindo a brisa do mar noturno é revigorante.
A Passarela do Álcool ainda é uma ótima opção para essa caminhada noturna, muitas lojas fecham só por volta da meia-noite. E tem opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos no O Beco. Também dá para conferir a programação das barracas da Praia de Taperapuã.
Ou, pegar uma balsa até uma ilha. Na foz do Rio Bunharém, entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda fica a Ilha dos Aquários. Ambientes repletos de diversão, vários estilos musicais, bares, restaurantes e um palco a céu aberto. Mesmo assim, arrisco dizer que os aquários impressionam.
A ilha funciona às sextas-feiras, a partir das 18h, mas em alta temporada, vale a pena conferir programações especiais. O ingresso, que inclui a embarcação, sai por R$ 75 e crianças até 12 anos não pagam.

Ilha dos Aquários – Foto: Site oficial

Ilha dos Aquários durante a noite – Foto: @ilhadosaquarios via Instragram

O QUE FAZER EM PORTO SEGURO COM CHUVA
É verdade a probabilidade de chuva em Porto Seguro é pequena, mas, o que fazer se chover? Não desanime.
Só de estar em Porto Seguro o ritmo já muda. O calor provavelmente permanecerá. A tranquilidade, simpatia e acolhimento da cidade vão te ajudar.
Ainda dá para aproveitar o passeio no Centro Histórica. Mesmo a Passarela do Álcool ainda fica super acessível. Para completar, muitas barracas de praia possuem ótimas estruturas para curtir mesmo na chuva e com segurança.
A chuva vai atrapalhar a ida às praias de Porto Seguro. Mas o importante é relaxe e deixe tudo para deeeepoooiiss!!!
O QUE FAZER NOS ARREDORES DE PORTO SEGURO

Arraial d’Ajuda – Foto: Porto Seguro Turismo via Flickr

Igreja em Arraial d’Ajuda – Foto: Porto Seguro Turismo via Flickr

Lindas praias em Trancoso – Foto: Porto Seguro Turismo via Flickr

Caraíva – Foto: Porto Seguro Turismo via Flickr

Praia do Espelho em Trancoso

Mesmo com tanta opções do que fazer em Porto Seguro, ainda vale a pena se organizar para conhecer Arraial d’Ajuda a cerca de 7 km.
Outro lugar que vale muito a pena é Trancoso. Fica a 28 km de Porto Seguro, conhecer a Praia do Espelho, Caraíva, as praia são realmente incríveis. (Fonte: www.dicasdeviagem.com)

.

Comentários estão fechados.