WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE ABRE SEMANA DE INOVAÇÃO E DESTACA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO SUL DA BAHIA / DIA B DO BRINCAR LEVA DIVERSÃO E ATIVIDADES LÚDICAS ÀS CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS E Mais…

.

Um dos principais objetivos do governo municipal, por iniciativa do prefeito Mário Alexandre, é transformar Ilhéus em uma cidade do futuro, cada vez mais conectada. Com esse intuito, a Prefeitura, o Sebrae e o EcoInovaSul promovem até o próximo sábado (28) a Semana de Inovação, considerado o maior evento de tecnologia do interior da Bahia.
A abertura oficial, ocorrida na noite da última terça-feira (24), contou com as presenças do prefeito Mário Alexandre; da titular da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), Mara Souza; do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; do diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), José Alfredo; imprensa local; representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); do Sebrae; Senai; IFBA; comunidade acadêmica; entidades comerciais e demais autoridades da região.
Mário Alexandre destacou que a iniciativa é primordial para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura de inovação na região sul da Bahia. “Ilhéus continuará sendo uma das grandes lideranças em termos de inovação. Tudo isso é pensando para o desenvolvimento da nossa região, que possui um grande potencial econômico e social, com geração de emprego, renda e qualidade de vida para o nosso povo”.
Conforme Lucas Mota, gerente de Inovação do Município, a programação especial será marcada por palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, inovação, atividades com metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros. O Sebrae apresenta o Cacau Valley iFestival, nos dias 26 e 27 de maio.
Confira a programação completa. Clique aqui
“O prefeito Mário Alexandre é uma liderança regional, porque Ilhéus não pode ser pensada apenas para Ilhéus. A cidade produz e importa conhecimento. Produz e importa tecnologia. São 500 anos de história, de cultura, de belezas naturais, de riquezas, com passagem por ciclos econômicos, mas não tenham dúvida de que a maior riqueza está no seu povo”, frisou Alessandro Fernandes.
A palestra da noite foi ministrada pela CEO e fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva. Na ocasião, a executiva apresentou sua trajetória na carreira em TI e trouxe à reflexão o papel do microempreendedor negro no mercado, por meio da abordagem afroempreendedorismo social e inovação.
De acordo com ela, a diversidade é responsável por transferir ganhos às companhias, visto que, segundo os estudos apresentados, se a empresa tiver diversidade racial, por exemplo, poderá obter 35% a mais de rendimento, o que representa uma cifra na ordem dos R$ 800 milhões anuais.
O evento também contou com a intervenção cultural do Grupo Afro Dilazenze, que representou a cultura baiana através de versos de afirmação étnica e política da comunidade negra. (Fonte: por Raiane Amorim, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

DIA B DO BRINCAR LEVA DIVERSÃO E ATIVIDADES LÚDICAS ÀS CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS

Contação de histórias, dança, jogos e brincadeiras. O início da semana foi marcado por muita diversão para os alunos matriculados na rede municipal de Ilhéus. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu nesta quarta-feira (25) o Dia B do Brincar, com objetivo de resgatar a importância das brincadeiras para a interação social e o desenvolvimento integral da criança.
A ação faz parte da Semana Mundial do Brincar (SMB), que segue até o próximo domingo (29). Marcando presença no Estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância da proposta pedagógica, cujo foco é despertar a confiança na ludicidade, reforçando a prática do brincar como uma ferramenta educativa.
“As crianças são o futuro do nosso país e da nossa amada cidade de Ilhéus. Queremos continuar realizando ações para que elas aprendam de forma lúdica e para que possam desenvolver habilidades necessárias para o seu crescimento sadio”.
O Dia B do Brincar envolveu cerca de mil crianças, com idade entre 5 e 10 anos. No período matutino, as atividades foram direcionadas aos alunos das escolas do campo. Já no período vespertino, as crianças da Sede tiveram acesso às atividades lúdicas, que unem diversão e aprendizagem a partir de brincadeiras espontâneas dirigidas por educadores.
“Eu achei muito legal e estava ansiosa para experimentar todas as brincadeiras e todos os brinquedos”, contou a estudante Isadora Ribeiro, de 8 anos, matriculada na Escola Municipal de Juerana. (Fonte: por Raiane Amorim, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

PREFEITURA SE REÚNE COM ADMINISTRADORES DE BAIRROS E DISTRITOS DE ILHÉUS

Destacando a importância dos administradores distritais e de bairros para o avanço do trabalho desenvolvido pela gestão municipal, secretários e representantes da Prefeitura de Ilhéus se reuniram com os agentes a fim de ouvir as demandas, deliberar ações, apresentar projetos, serviços e programas executados em diversos pontos da cidade.
O encontro foi promovido pela Secretaria da Casa Civil, na manhã da última terça-feira (24), no Centro Administrativo da Conquista. Conforme Mozart Aragão, titular da pasta, a reunião atende à determinação do prefeito Mário Alexandre, com o intuito de promover maior integração entre o poder público local e a população.
Além disso, conforme explicou, os encontros periódicos visam definir o papel de cada administrador e convidá-los a participar ativamente do processo de discussão de agendas importantes para sanar os problemas enfrentados pelo município, “visto que conhecem de perto as dificuldades do povo”, acrescentou Aragão.
A reunião foi pautada no trabalho intersetorial, por meio do resgate das comunidades, principalmente aquelas localizadas em áreas rurais da cidade. O Executivo reiterou o compromisso e solicitou o apoio dos administradores, que devem continuar atentos às reivindicações dos moradores para adotarem os procedimentos corretos no atendimento das demandas. (Fonte: por Raiane Amorim, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

ILHÉUS SEDIA REUNIÃO TERRITORIALIZADA PARA REALIZAR DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO LITORAL SUL

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), participou nesta segunda-feira (23) de uma reunião territorializada com representantes de 23 cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas em dezembro do ano passado. A reunião aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e foi organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia..
De acordo com a SPS, o objetivo é realizar um diagnóstico situacional de calamidade do território do Litoral Sul, visando a oferta imediata de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Participaram do encontro gestores municipais, equipes técnicas e instituições envolvidas. Representando o município de Ilhéus, estiveram presentes o titular da SPS, Rubenillton Silva, a gestora do Cadastro Único (CadÚnico), Géssica Miranda.
As gestoras da rede de Proteção Básica, Paula Alfaya, e da Média Complexidade, Liane Cruz e Débora Palafoz também marcaram presença. “Esse momento é fundamental para todas as equipes que participaram diretamente do salvamento de vidas, prestando o primeiro atendimento, saindo de suas casas para retirar as pessoas que estavam com suas vidas em risco, levando água, comida e roupa”, afirmou Rubenilton Silva.
Segundo a Consultora da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Sara França Spnola, a reunião é mais um momento de escuta qualificada. “Sabemos que as fortes chuvas trouxeram consequências graves para a Bahia. Mais da metade dos territórios foram atingidos. Estamos coletando dados dos municípios para estabelecer estratégias, a fim de realizar um plano de ação para fortalecer o enfrentamento das situações climáticas de forma mais concreta”, ressaltou.
Além desse primeiro produto, serão realizados o segundo produto, que consiste em um caderno de orientação técnica para situações de calamidade, e o terceiro produto, com oferta de capacitações e assessoramento técnico para os municípios envolvidos. (Fonte: por Meyre Borges, SPS, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.