WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CIÊNCIA E RELIGIÃO – AMIZADE E RIVALIDADE! – Pelo Prof. Antonio Moreira Neto – NETÃO

.

A Física vem a muito tempo com a preocupação de resolver as duas perguntas essenciais nos mistérios da criação: De onde viemos? Para onde vamos?

A metafísica trabalha com o equilíbrio da matéria e energia, a transformação de uma em outra, E = m . c2. A religião mostra na sua gênese bíblica a construção do mundo por um princípio criador, dotado de inteligência e capaz de fazer esta conversão de energia em matéria. Será que as duas vertentes não estão fazendo a mesma afirmação? Já existe um grande estudo Físico sobre a fonte de onda energética responsável pela instabilidade que gerou o Big Bang, um princípio energético criador.

O certo, filosoficamente falando, é que o equilíbrio entre fé e razão é muito importante. O homem deve ser provido de fé, pois razão sozinha o deixa emocionalmente fraco. Também deve ter uma parcela de razão, para que o fanatismo não venha atrapalhar sua evolução intelectual.

Alguns cientistas americanos iniciaram estudos em 2014, depois de terem detectado os ecos do Big Bang, ocorridos a 14 bilhões de anos (A descoberta foi feita em um telescópio no Pólo Sul, o chamado BICEP, e foi anunciada por especialistas do centro de pesquisa Harvard –Smithsonian).

Detectar esta ondulação que representa muito ao mundo científico, já prevista por Einstein na teoria da relatividade, o eco da explosão, prova a idéia da expansão extremamente rápida do universo em sua criação, no primeiro instante da criação, a grande explosão.

Outra pergunta é muito importante também: Qual o nosso papel no universo?

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.