WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ALBERT EINSTEN NO BRASIL – Pelo Prof. Antonio Moreira Neto – NETÃO

.

Quando ocorreu? Qual o motivo da visita? É simples! Os cientistas estavam encantados com a teoria da Relatividade Geral (gravitação) num eclipse solar pouco depois de sua apresentação em 1907.

Duas expedições científicas foram organizadas durante esse eclipse solar total( 29 de maio de 1919). Uma inglesa, para a ilha de Príncipe, na áfrica, comandada por Sir Arthur Eddington. Outra brasileira, para a cidade de Sobral, no Ceará, por indicação do então diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, o astrônomo Henrique Morize, e coordenada pelos ingleses: Andrew Claude de La Cherois Crommelin e Charles Rundle. Em sobral foi possível registrar 12 estrelas em torno do Sol que estavam, de fato, encobertas por ele ( a medida da deflexão da luz estava dentro do valor previsto por Einsten, confirmando que a luz das estrelas é desviada ao passar por um campo massivo ).

Albert Einstein no Museu Nacional

Einstein então fez uma visita ao Brasil. Entre os dias 4 e 12 de maio de 1925, fez palestras, visitou o Museu Nacional, o instituto Oswaldo Cruz, o Observatório Nacional, falou na Rádio Sociedade e percorreu pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Em uma entrevista ao então jornalista Chatô, declarou: “A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu de Sobral”.

Em outra oportunidade tentaremos explicar aos leitores do blogdozebrao a importância da teoria da Relatividade Geral. É importante salientar que Albert Einstein, assim como Isaac Newton, são figuras muito relevantes aos avanços tecnológicos, possíveis pelas descobertas físicas de ambos. Bibliografia: www.sbf1.sbfisica.org.br / Coleção Física em Contexto, Pietrocola Maurício.

(Antônio Moreira Netto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.