WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PROFESSORES DO ESTADO AMEAÇAM ATRASAR INÍCIO DAS AULAS EM 2019 SE RUI NÃO REVER GRATIFICAÇÕES

DEPUTADOS DA PRÓPRIA BASE DO GOVERNO RUI COSTA CONTESTAM URGÊNCIA EM PROJETO QUE REDUZ GRATIFICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ESTADO E PONTE SALVADOR-ITAPARICA: GOVERNO DO ESTADO ABRE PRAZO PARA QUE EMPRESAS INTERESSADAS SE MANIFESTEM

.

Professores da rede estadual ameaçam atrasar o início das aulas do ano letivo de 2019 caso o governador Rui Costa não reveja os termos do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que retira gratificações pagas aos profissionais concluem cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
“Vamos fazer valer nossa força e nossa voz, vamos reagir à altura. Estamos dispostos a não começar o ano letivo na primeira semana, caso o governador não reveja essa posição”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta sexta-feira (14).
Na próxima terça-feira (18), às 14h, caravanas de servidores ligados à APLB, vindas de diversos municípios do interior, farão protestos na AL-BA, conforme relatou Rui Oliveira.
“Acho malvadeza, esse projeto não estava na pauta. Tudo que esse governo fizer de errado temos que dar o troco à altura”.
A matéria proposta pelo governador Rui Costa faz parte do pacote de medidas para conter o rombo nas contas do estado, cujo déficit previdenciário é de R$ 4 bilhões – podendo chegar a R$ 8 bilhões em 2022.

.

DEPUTADOS DA PRÓPRIA BASE DO GOVERNO RUI COSTA CONTESTAM URGÊNCIA EM PROJETO QUE REDUZ GRATIFICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ESTADO

Colocado em regime de urgência, o projeto de lei que reduz gratificações pagas aos professores da rede estadual não passou pela comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e não foi submetido a discussão entre os parlamentares.
Sem o devido confronto de ideias, a matéria proposta pelo governador Rui Costa (PT) deve ser votada na sessão da próxima segunda-feira (17), mesmo sob protestos severos do sindicato que representa a categoria.
Em conversa com a reportagem do BNews, a deputada Fabíola Mansur (PSB), que preside o colegiado de Educação na AL-BA, disse foi pega de surpresa coma urgência do projeto e que a medida do governo “é um remédio muito pesado” e “desestimula” os profissionais a buscarem aperfeiçoamento.
“Não há nada que não possa ser aperfeiçoado com o diálogo, e isso não está tendo […] tem que equilibrar gasto público, reconheço isso, tanto que votei nos outros projetos [da reforma administrativa], mas acho que talvez a economia seja muito menor do que a importância de investimento na formação e no aperfeiçoamento dos professores”, argumentou.
Ela ainda não sabe como votará. “Do jeito que está tá complicado”, admitiu.
De volta a Salvador neste sábado (15), após dois dias de atividades em cidades do interior, Fabíola Mansur quer ouvir o líder de governo, Zé Neto (PT), membros da comissão de Educação e não descarta pleitear a retirada da urgência para ampliar a discussão da matéria.
“O regime de urgência não foi acordado. E isso gera essas complicações. Não tem tempo para fazer emenda […] todos nós fomos surpreendidos”, revelou.
“Acredito que o aperfeiçoamento dos professores tem que ser remunerado e bem remunerado para gerar o estímulo […] a priori, está difícil votar dessa maneira”, sustentou.
Nesta sexta-feira (14), em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, afirmou que os professores podem atrasar o início das aulas do ano letivo de 2019, caso o governador não reveja os termos do projeto.

.

PONTE SALVADOR-ITAPARICA: GOVERNO DO ESTADO ABRE PRAZO PARA QUE EMPRESAS INTERESSADAS SE MANIFESTEM

O governo do estado publicou no Diário Oficial a abertura do prazo para que empresas interessadas na PPP da Ponte Salvador-Itaparica e Sistema Viário do Oeste se manifestem.
De acordo com a coluna de Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, compraram o edital cinco empresas chineses, a CCC, a CRBC, a CR-20 e a Crec 2 e Crec 24, além da baiana OAS. O prazo para manifestação de interesse vai até 22 de fevereiro.

.

Comentários estão fechados.