WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PALLOMMA ANTAS ATUAL PREFEITA DE ITAMARI NÃO TENTARÁ A REELEIÇÃO EM 2020 – PELO PROF. NELSON RIBEIRO (ITAMARI)

.

O anúncio foi dado pelo ex-prefeito e atual primeiro damo Kaçulo Menezes no seu programa de rádio Itamari em revista veiculado no último sábado.
O anúncio pegou de surpresa a classe política de Itamari, logo ele o político mais atuante da cidade, diria o mais experiente pois já participou de quarto eleições, se diz agora cansado das campanhas eleitorais e afirma que sua esposa não tem mais esse interesse em disputar mais um pleito em 2020.
Seria mesmo cansaço das disputas eleitorais? Não seria a baixa popularidade da atual gestão? Ou impedimentos na justiça? Ou outra hipótese que há muito tempo eu desejo que aconteça, de não mais ser vantajoso financeiramente ser prefeito de Itamari?
O mundo muda a cada dia, a política também, não com a mesma velocidade que o mundo gira, mas, ela está mudando também. Com a atuação maior e melhor do ministério público, o medo da federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal que pode implicar processos mesmo depois dos mandatos, tem desestimulado muitos políticos, fazendo muitos desistirem da carreira. E poucos são os que fazem política por idealismo. A maioria faz política por necessidade, e por querer um retorno financeiro, um enriquecimento rápido. No passado, e hoje com menor intensidade era assim que pensavam os políticos.
O grupo liderado por Kaçulo sabe muito bem do momento político em Itamari, eles não são bobos, tem larga experiência. Sabem que a gestão não conseguiu e não conseguirá mudar a rejeição atual, nem tem mais bala na agulha para reverter o quadro atual. O desejo de mudança e a tradição de não reeleger candidatos falará mais forte em 2020.
Nessa conjuntura, abre caminho para a oposição. Está nas mãos da oposição a alternância política em Itamari, apesar de Kaçulo dizer que apoiará o candidato de seu grupo, não tem nenhum nome forte o suficiente para vencer o pleito eleitoral, e os prováveis nomes são de pessoas que já foram testados, já trilharam longos caminhos na gestão pública, e tem suas limitações eleitorais. O povo gosta de mudança mais radical.
A oposição em Itamari só poderá perder para ela mesma, se deixar que interesses pessoais, briga familiar pelo poder, interesses que não são os da população tirem o foco do que é mais importante. A oposição tem que saber que não poderá perder a oportunidade de recuperar a credibilidade que perdeu em gestões anteriores. Será a oportunidade de provar por meio de uma boa gestão que é superior ao grupo atual. Que sabe melhor gerir os assuntos da cidade, que ama mais Itamari e quer fazer ainda mais história, deixando para o passado os atos de gestores que prejudicaram o seu grupo político.
Esperamos que o novo gestor ou gestora tenham uma vida pregressa limpa, ilibada, exemplar , que more na cidade, que a ame, que seja jovem, inteligente, independente, que não precise fazer pé de meia na prefeitura, que já tenha sua profissão consolidada, que não seja ganancioso para buscar concretizar os nossos sonhos de uma cidade melhor. Sabemos que ainda é cedo para sonhar, ainda faltam dois anos, mas nunca é tarde nem cedo demais para desejar o melhor, e que venha o melhor.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI)
.

Comentários estão fechados.