WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

TANTA VIOLÊNCIA NAS CIDADES… – Pelo Prof. MAURÍCIO SANTANA

.

As filmagens clandestinas de celulares não cansam de mostrar, em detalhes dramáticos, os inúmeros fragrantes dos crimes que acontecem, no dia a dia de nossa vida urbana, em todos os recantos do Brasil. As cenas vão passando de celular em celular e com muita indignação vamos assistindo a toda essa barbárie moderna que banaliza a vida, e nos faz fugir amedrontados dos riscos que nos ameaçam.
Cotidianamente os crimes vão se multiplicando nas grandes cidades com requintes de especializações, e vão migrando para as cidades de porte médio e, já agora, para as cidades do interior se alastram de forma avassaladora.
Para agravar essas constatações, há o aumento o número de jovens, menores de 18 anos, envolvidos nesses crimes, como autores ou coautores de crimes hediondos, com todos os requintes da maior crueldade. Esse indicador (aumento da criminalidade juvenil) é o suficiente para acender todas as luzes vermelhas de alerta, em nossa sociedade, exigindo políticas públicas de profundo alcance social, para a reversão desse problema, começando pelo fortalecimento da família.
Nesse cenário de horror, Gandu não foge a essa dura realidade nacional, muito embora, em proporções de menor ocorrência, mas da mesma natureza e complexidade. O índice de violência urbana, em nossa cidade, está crescendo de forma assustadora e cruel.
Como uma luz no fim do túnel vemos que a segurança deve ser um dos pontos de maior determinação e empenho do poder público, porque ela envolve a vida, os projetos futuros, a ordem social, sem cujo estabelecimento a própria governabilidade se esvai e deixa de ser exercida, para imperar a desordem, a impunidade, a lei dos mais fortes, o império do crime. Precisamos construir perspectivas de melhor participação social dos jovens, através da educação, do esporte, do trabalho – com respaldo da família – livrando-os do assédio das drogas e da sedução do ócio e da violência.

(Maurício Santana, Licenciado em História, Professor da rede Estadual e Privada de Ensino, Pós Graduado em História do Brasil, Gestão Educacional e Mestre em Educação)
.

Comentários estão fechados.