WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

FREUD EXPLICA OU COMPLICA – Pelo Prof. Zenildo – ZOOM

.

Freud é o pai da psicanálise, ramo da psicologia que estuda o indivíduo através do inconsciente, ou seja, o que está oculto no comportamento humano, tal qual um iceberg, aquilo que ninguém ver, nas palavras freudianas, nem a própria pessoa. Com certeza todos já ouviram a frase “Freud explica”, ela aparece nas músicas, filmes, novelas e no cotidiano nas conversas informais.
Ela pode ser entendida em ao menos três sentidos diferentes: o de senso comum, o ideológico e o científico. Normalmente essa expressão vem acompanhada de questões relacionadas à sexualidade de forma geral.
Isso sugere a possibilidade do conhecimento psicanalítico se fazer presente no pensamento do senso comum ou pelo menos no senso comum de uma classe mais instruída intelectualmente.
E a expressão vai sendo usada em diversos momentos: sonhou que o pai desapareceu? Freud explica. Cometeu uma troca de nomes? Freud explica. Pensou numa pessoa que acredita não gostar? Freud explica. E assim sucessivamente.
A psicanálise enquanto ideologia O segundo sentido que pode ser atribuído à afirmação “Freud explica” se refere a uma questão ideológica. “Freud explica” é passível de ser entendido como “apenas Freud explica” e ninguém mais, ou então “apenas a psicanálise explica” e nenhuma outra teoria. A psicanálise enquanto ciência, o último sentido da afirmação “Freud explica” pode ser colocado em forma de questão: Freud utiliza a explicação como recurso metodológico de apreensão do mundo e do ser humano? Freud previa a possibilidade de no futuro as pessoas lidarem com a ciência de forma semelhante à forma pela qual lidavam com a religião.
Assim finalizamos acreditando que “Freud explica” é uma afirmativa que deve se limitar ao seu uso coloquial. Porque a realidade é que Freud explicou e explica muita coisa para a sociedade contemporânea, suas teorias são usadas e reutilizadas por diversos profissionais da psicologia e ciências médicas que entendem que o ser humano é muito mais que o visível.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.