WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

KÇULO LANÇA SEUS PRÉ-CANDIDATOS EM ITAMARI

.

Em reunião seleta para poucos escolhidos, o ex prefeito, atual primeiro damo da cidade e líder político em Itamari, articulou-se para lançar os seus pré candidatos a prefeito da cidade.
Com uma rejeição em alta, com uma administração na qual ele é o cabeça, que não consegue mais cumprir o que prometeu na campanha eleitoral, cresce a cada dia a sua impopularidade. Aliado a isso, a forte e até agora imbatível tradição de não fazer sucessor a prefeito na cidade, o grupo tenta a todo custo emplacar um nome para salvar os seus cargos e se manterem no poder.
Na reunião que faltou a presença dos verdadeiros interessados, os atores principais, os responsáveis pelo sufrágio universal do voto, o povo, foram apresentados alguns nomes escolhidos por uma votação secreta e logo após os nomes mais votados foram revelados.
De início o até então pré candidato ZÉBU, e atual presidente da Câmara de Vereadores, logo no discurso inicial retirou a sua pré candidatura em apoio à Lourival. Este deve estar muito insatisfeito no grupo, pois achava que seria unanimidade a sua pré candidatura. Apesar de ser o mais forte no grupo, não teve o apoio necessário para levar a sua pré candidatura a frente. Ele é bem articulado, tem boas idéias, sabe fazer oposição e defende como ninguém a atual gestão, mas peca por ter idéias muito utópicas, irredutíveis, se acha muitas vezes o dono da verdade e isso prejudica a sua aceitação no grupo.
Os nomes que apareceram na urna de votação do grupo e que estavam presentes na reunião, segundo informações foram: Josival, Louro, Zebu, Gazo do Rodeio e Jai. Todos esses, carecem de qualidades políticas e de personalidade para enfrentarem um processo eleitoral ainda mais em numa gestão com alta rejeição.
Lourival por ser empresário, mas peca por falta de experiência política, pouca articulação e pouco interesse expresso em ser pré candidato, é mais lembrando na política por administrar bem os seus empreendimentos e ter um poder econômico forte nas campanhas do que necessariamente ter muitos votos na cidade, o momento também não é favorável a ele.
Josival, vereador, cresceu fazendo seu assistencialismo em decorrência do fechamento do hospita, dos votos dos jovens em situação de risco e os que se simpatizam com Gazo do Rodeio. Não tem liderança política, pouco carisma e pouca voz ativa em defender e dizer o que pensa sobre a nossa cidade e o que ele realmente quer caso fosse eleito o prefeito de Itamari. Sabe muito bem usar as redes sociais, fazendo propaganda do seu assistencialismo, coisas que pouco políticos em Itamari sabem fazer e colhe os frutos desse bom uso. Mas, ser prefeito é também ter peito e coragem, ainda não encontrei isso nele. Acho que ele será sempre um bom vereador assistencialista.
Gazo do Rodeio, ex vereador, vice prefeito, nome popular, mas que já chegou no limite de sua popularidade e não vai além dos votos que recebeu nas últimas eleições que foi eleito vereador, a sua base eleitoral é a mesma de sempre e ele tende a perder essa base, dividindo ela com Josival, e o mesmo não se empenha muito em manter e aumentar os seus votos. Ele e fraco no assistencialismo e no legislativo. Não é bem articulado, tem pouco carisma, tem fraca liderança e carece de boas idéias e sangue no olho necessários a qualquer político da cidade, se beneficia apenas da fama do seu Rodeio que já está na sua 18° edição, algo positivo para ele e para a cidade.
Jai, vereador de vários mandatos, faz também assistencialismo na cidade, sempre disposto a servir e a manter a sua base eleitoral. Mas carece de uma personalidade mais forte e de mais articulação política. Não é bem desenvolto, precisa ser sempre assessorado, não defende idéias para resolver os problemas da cidade, é de receber ordens e não de mandar fazer. Carece de muita liderança política e não possa confiança como futuro administrador de uma cidade.
Todos dependem e vivem à sobra de Kaçulo. Nenhum desses enfrentariam um processo político, nem sairiam pré candidatos sem estarem dependentes e nos braços de Kaçulo, talvez seja a maior fraqueza dos mesmos, essa dependência de um homem só. Kaçulo fala que tem grupo, e é verdade, mas o grupo não tem grupo, sem Kaçulo o grupo não existiria. Essa dependência eterna e cômoda acaba prejudicando muito a situação deles.
Se Kaçulo não avalisar ou se envolver em fazer caixa para a campanha eleitoral – que eu acho que não o fará, a situação do grupo irá piorar ainda mais. Kaçulo sabe que essa prática de ganhar a todo custo, de se endividar para ganhar as eleições na cidade não é bom para ele é não é bom para a cidade de Itamari. Está descobrindo isso muito tarde. Quem aparece querendo financiar companhas eleitorais na cidade, não quer o bem da cidade, quer os seus bens de volta, e quem paga isso é o povo, os cofres públicos. Quem financia campanha, e exige retorno, são agiotas. Devemos mudar essa tradição nefasta na cidade, responsável também pelo nosso atraso histórico e pela política dos milhões que endivida esses pequenos municípios que passam por dificuldades financeiras e viciam seus eleitores, acabando com o compromisso que os políticos deveriam ter com a cidade, caso não fosse muitas levados a comprar votos.
Em resumo, o campo está favorável ao grupo oposição a Kaçulo. A oposição possui votos em todos os setores da sociedade cívico organizada e entre a população em geral, revelado em muitas pesquisas extra oficiais. Possui a liderança do pré candidato, médico pediatra Dr Tom (Everton Borges), candidato independente, ex secretário de saúde de Itamari, bom lider, bem articulado, tem facilidade e acesso a todas as classes sociais, com um currículo superior aos demais, reputação ilibada e ainda carrega os méritos da melhor administração que Itamari já teve na gestão do seu pai Zinho Ribeiro. É evangélico, forte em todos os seguimentos religiosos da cidade. Sua força entre os evangélicos, católicos e as tradicionais famílias da cidade. Tem credibilidade quando fala em resolver os problemas relacionados à saúde do município, pois é de uma família de médicos.
Agora é só esperar, o povo é quem indicará até o pleito eleitoral a sua escolha, resta aos candidatos mostrarem seus reais interesses em relação a cidade e suas propostas para retirar Itamari da situação que ela se encontra e até as eleições , muitas águas irão rolar e só os mais fortes irão sobreviver.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.