WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

RECUPERE O PRAZER DE ESTAR EM CASA – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

Com a recomendação de isolamento social temos mais tempo do que nunca para estar em casa e aproveitá-la. São muitas as horas que a monotonia nos domina, e não somos capazes de nos sentirmos bem. Teremos mais semanas de confinamento pela frente, mas nada de tristeza!
Se você ainda não se acostumou com a ideia de estar em casa e continua sem se organizar para que, da porta para dentro, tudo funcione bem, não deixe para depois! Tome algumas iniciativas e construa bons hábitos que pouco a pouco e sem perceber você começará a colocar em prática o que fará sua família respirar num ambiente mais organizado, positivo e até mais feliz.
Se sua casa estiver bagunçada será difícil fazer com que as coisas caminhem bem. As vezes a felicidade está na organização. Vença o inimigo por partes, ganhando pequenas batalhas. Ataque um dia o problema da organização no banheiro, continue com o armário das crianças, reserve dois dias para a cozinha e termine com os quartos e a sala. Lembre-se que muitas coisas podem ser feitas em família e que o que for para doação armazene em bolsas identificadas para depois.
Deixe a vista somente coisas práticas, bonitas, de uso cotidiano e guarde todo o resto. Por exemplo, na sala tente deixar tudo guardado em móveis, deixe a mesa de jantar e as mesinhas auxiliares livres, no dormitório tenha a cama sempre arrumada e a roupa organizada (nada de deixá-las em cadeiras ou bancos). O que precisa ser lavado coloque no cesto, o que pode ser guardado no armário, organize-os… Utilize cestas pequenas e caixas organizadores para facilitar o trabalho no dia-a-dia.
Evite a confusão com o cardápio e envolva toda a família na criação de um menu semanal, mas sendo realistas! Durante a semana faça receitas práticas, rápidas e saudáveis. No fim de semana, podemos provar coisas novas e mais sofisticadas. Aproveitar para fazer receitas novas, sobremesas simples… Todo mundo pode colocar um avental para cozinhar e depois ajudar a limpar. Colocar uma música, sujar as mãos e transformar-se em MasterChefs em casa. O objetivo não é que tudo saia delicioso, mas sim sorrir mais e fazer o outro feliz planejando cada refeição.
Pintar a casa ou um cômodo, renovar alguma parede com papel de parede ou adesivos, trocar as pesadas cortinas por outras mais estéticas que deixem passar a luz… Amplie os espaços, sem mover paredes, trocando as distribuições dos móveis. Desta forma as janelas e as varadas ficarão mais livres (que neste momento são essenciais) liberando mais espaço livre no chão para que as crianças brinquem e os adultos façam exercícios. Para movimentar o corpo e dar algumas gargalhadas vale tudo, somente é preciso ter um pouco de espaço e força de vontade.
Marque um dia e uma hora e tente montar um cenário de cinema. Na sala ou no quarto das crianças, sentados no sofá ou nos colchões, com ou sem muitas almofadas espalhadas pelo chão. As crianças podem ficar com a parte de fazer os cartazes do filme e as entradas do cinema e os adultos ficam responsáveis por fazer as pipocas e as bebidas. Quando tudo estiver pronto, apague as luzes, desligue os celulares e aperte o play. Desfrutar de uma grande sessão de cinema familiar em casa é uma boa maneira de nos sentirmos (e fazer com que os demais também se sintam) felizes.
Devemos nos conectar melhor com nós mesmos e com os nossos. Pense nos hobbies que você abandonou por falta de tempo e que agora poderá recuperar ou inclusive passar para seus filhos para que também se interessem. Pintar, costurar, colecionar alguma coisa… Se você tem um quarto livre em casa, agora é o momento de entrar e colocá-lo em ordem para recuperar este espaço fazendo algo que te deixe feliz. Pendure aquela luminária que você espera a meses, monte uma escrivaninha simples, crie espaço com algumas prateleiras e concentre-se no objetivo de voltar a ter um tempo de qualidade para essas coisas que te fazem sorrir.
Se você tem uma cozinha linda e equipada e que não utiliza, se montou um spa particular no banheiro quando decidiu instalar uma banheira ou aquele chuveiro com duchas verticais, mas só utiliza de vez em quando, se fechou a varanda para ter mais espaço e agora ela está abandonada pare para pensar um pouco. Não é justo! Agora não seria o momento para desfrutar de tudo isso? Comece a desfrutar do que você tem, organizando os horários para que não sinta que todos os dias está em um home office ou discutindo com seus filhos. Agora temos mais tempo, vamos nos organizar!
Estamos enfrentando algo incerto e fora do nosso controle, por isso é importante sermos conscientes com as coisas que dependem de nós e que podemos controlar. Fazer planos para o futuro relacionados com nossa casa e nossa vida em geral, nos ajuda a visualizar um futuro próximo no qual as coisas estejam funcionando bem. Faça uma lista de desejos que você quer realizar quando tudo isso acabar: aquela viagem pendente, a reforma que você deseja faz tempo… não deixe de fazer planos!
Muitos andam dizendo que quem tem uma varanda, um quintal ou um jardim tem um tesouro. Mas qualquer um pode montar em casa seu éden particular, somente é preciso luz e um pouco de água. Pense que qualquer cômodo com iluminação natural pode ser preenchido de plantas e receber elementos típicos de varandas. Uma rede, uma poltrona relaxante, inclusive alguns colchões no chão… Aproveite esses dias para recuperar peças ou materiais que possam servir para cumprir o objetivo de trazer a natureza para dentro de casa.
Essas são algumas dicas não só da Designer de Interiores, mas também da dona de casa, mãe, esposa que está sobrevivendo a esta pandemia. Tudo dará certo!

(FLAVIA SOUZA – Design – Sofisticação – Modernidade)
.

Comentários estão fechados.