WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

LUCAS DO BBB E O DESEJO DE SER ACEITO! – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

O hashtag #bbb21 é o mais usado em todas as redes, acontecimentos de cunho racial e ideológico tem sido elementos presentes na convivência dos confinados, na discussão do dia, o caso Lucas, que resolveu sair do programa principalmente porque não foi “aceito” pelos participantes.
Situações como a do ex BBB nos mostram que existem pessoas que necessitam da aprovação e do reconhecimento de outras para se sentirem felizes e alcançar bem estar pessoal ou profissional. O desejo de ser aceito é algo natural, e que nos move em maior ou menor medida. Nesse sentido, não são poucas as pessoas que procuram atuar segundo o que se espera delas, o que aconteceu com Lucas e acontece conosco, usamos essas defesas para minimizar os riscos de rechaço e evitar a decepção.
Agir para ser aceito tem um preço, as consequências são duras: a pessoa deixa de arriscar, de seguir seus desejos, de tentar algo novo que almeja profundamente, tudo isso motivada pelo medo do desapontamento, pelo julgamento que possa receber por parte daqueles que convivem com ela. E o pior: quem busca constantemente a aprovação dos outros nem percebe que, na realidade, está fechando às oportunidades e criando um entorno propício para doenças emocionais. No conceito de aprovação, muitas vezes podem albergar características de dependência afetiva e de submissão, deixando os próprios sonhos de lado para se sentirem aceitos.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.