WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PACIENTES COM COVID-19 DE OUTROS MUNICÍPIOS (INCLUSIVE DE GANDU) OCUPAM CERCA DE 65% DOS LEITOS DE UTI EM ILHÉUS E ILHÉUS ADOTA ESTRATÉGIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, INFORMA SESAU

.

Referência para tratamento da Covid-19 na Bahia, Ilhéus absorve a demanda da região Sul do estado, com 50 leitos habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento a casos da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), das 48 pessoas internadas nesta quinta-feira (11), 30 são oriundas de outros municípios. A Sesau informa que devido à rotatividade dos leitos os números variam diariamente.
Com a alta taxa de ocupação, a Prefeitura avalia, junto à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a abertura de leitos de suporte ventilatório no Centro de Atendimento Covid-19, montado no Centro de Convenções de Ilhéus. Conforme a Sesau, é importante que a população continue seguindo rigorosamente as medidas e protocolos de segurança sanitária, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento social, pois a infraestrutura da rede hospitalar não cresce na mesma proporção que a curva de casos.
Após analisar o panorama da pandemia na Bahia, o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, alertou a população sobre a taxa de óbitos por Covid-19 no estado. De acordo com ele, 40% das pessoas que vão para a UTI acabam morrendo. Por esse motivo, acrescentou, é primordial redobrar os esforços para diminuir o número de internações. Os pacientes assistidos em Ilhéus são oriundos de Almadina; Aurelino Leal; Camacã; Canavieiras; Eunápolis; Ibicaraí; Ibirapitanga; Ibirataia; Ipiaú; Itabela; Itacaré; Itapitanga; Itabuna; Jaguaquara; Taperoá; Ubatã; Ubaitaba; Una; Uruçuca e Vitória da Conquista. A cidade também recebe pacientes vindos de GANDU; Mucuri e Porto Seguro.

ILHÉUS ADOTA ESTRATÉGIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, INFORMA SESAU

Em razão do quantitativo limitado de doses da vacina contra a Covid-19, o Ministério da Saúde (MS) estruturou o Plano Nacional de Imunizações (PNI), que estabelece diretrizes para aplicação da vacina nesta primeira etapa da campanha. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclarece que a estratégia adotada para imunização em Ilhéus segue as recomendações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e os informes e notas técnicas ministeriais, segundo ofício circular nº 33/2021, emitido pelo órgão federal na última segunda-feira (8).
Os grupos prioritários definidos pelo MS são compostos por trabalhadores da saúde (priorizando equipes de vacinação e profissionais de unidades envolvidas diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19); pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, que moram em Residências Inclusivas (institucionalizadas), e população indígena. Portanto, destaca o ofício, a prioridade inicial é vacinar este público específico.
De acordo com o documento, a disponibilidade de vacinas ainda não possui cronograma regular, mas o objetivo é imunizar inicialmente os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus. Desta forma, a Sesau pede à população que mantenha a calma, pois as atualizações e orientações necessárias em relação à vacinação serão divulgadas em momento oportuno.
Segundo o Ministério da Saúde, as doses são enviadas de forma proporcional para os estados, a fim de cobrir toda a população-alvo definida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. (Fonte: SECOM/PMIlhéus)

.

Comentários estão fechados.