WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OVO DE PÁSCOA COM CACAU CERTIFICADO PELA IG SUL DA BAHIA É GARANTIA DE SABOR E QUALIDADE

.

Já faz parte da nossa cultura presentear pessoas queridas com ovos de chocolate na Páscoa. O ovo, em si, simboliza, na tradição cristã, vida, nascimento e ressurreição. Para outras culturas e povos, o ovo pode ter outros significados. Romanos, gauleses, chineses e egípcios, por exemplo, têm no ovo a representação da forma do universo.

Já os ovos de chocolate surgiram com os Pâtissiers franceses, que preenchiam cascas de ovos vazios com chocolate, finalizando com uma pintura por fora. Com o tempo, virou tradição os pais esconderem os ovos no jardim para que seus filhos pudessem encontrá-los na manhã de Páscoa. O costume evoluiu até chegar à fase da indústria do chocolate, tal como é hoje.

O mercado oferece uma grande variedade de ovos de chocolate. Tem da linha industrializada àqueles artesanais, feitos manualmente, um a um, com todo capricho. Os sabores também são muito diversificados, assim como os recheios.
Para o consumidor, o desejo é sempre maior pelo ovo de chocolate mais exclusivo, talvez por uma herança cultural de nossos antepassados que, com a pintura dos ovos à mão, tornavam único cada ovo de páscoa.
Hoje, um dos principais fatores que tornam o ovo de páscoa ainda mais especial é a qualidade do chocolate. Uma forma simples adotada por algumas empresas e instituições para garantir essa qualidade é adquirir a melhor amêndoa de cacau.
IG CACAU SUL DA BAHIA
Além da fama e tradição na produção de cacau, a Indicação Geográfica (IG) de regiões produtoras atesta a qualidade do produto. Para poder comercializar a amêndoa de cacau que ostente em sua sacaria o selo de IG, o produtor precisa cumprir uma série de exigências da instituição detentora dos direitos sobre o registro da Indicação Geográfica.

“Essa é a garantia de que a amêndoa de cacau com selo de IG foi vistoriada, saca por saca, numa última etapa de um rígido processo de controle de qualidade. A Indicação de Procedência (IP) Sul da Bahia é uma das três registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI no Brasil”, afirma Cristiano Sant´Anna, coordenador da IG.
Para receber o selo da IP Sul da Bahia, o cacau precisa ser rastreado em todas etapas de produção e ter características físicas e químicas específicas, além de ter sido produzido em sistema agroflorestal cabruca, que preserva a mata Atlântica, e em ambiente onde as leis ambientais e trabalhistas são respeitadas.
NATUCOA

É com essa amêndoa da IP Sul da Bahia que a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia – COOPESSBA produz os chocolates da marca Natucoa e, nesta época do ano, os ovos de chocolate com cacau de origem reconhecida.

São três tipos de ovos de chocolate com cacau da IG Sul da Bahia da Natucoa:
70% cacau trufado com geleia de mal de cacau
56% cacau trufado com caramelo salgado e licuri
70% cacau especial com bombons
Peso único: 320g~330g
TIXA EMPÓRIO

A empresa Tixa Empório de Alimentos também comercializa ovos de chocolate que contém amêndoas de cacau da IP Sul da Bahia.

(Fonte: Cacau e Chocolate)
.

Comentários estão fechados.