WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

RÁPIDO COMO A LUZ? MAIS RÁPIDO QUE A LUZ? – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

Falar desse tema se inicia com lembranças da minha infância no famoso filme Star Wars. Na referida obra cinematográfica as naves entravam na velocidade da luz, ou acima dela, para viajar com mais rapidez de um ponto a outro no espaço. Matematicamente, expressado por Einstein, se um objeto tem velocidade igual a da luz o movimento pode ser feito com o tempo parado.
“A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo”. Segundo Einstein nenhum corpo pode apresentar velocidade superior a esse valor. “Isso nos leva à Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein, de 1905, que diz que a velocidade da luz é o que conecta o tempo e o espaço”, explica o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC. Ele também afirmou que coisas estranhas acontecem quando se viaja a uma velocidade próxima a da luz
No século 17, o físico britânico Isaac Newton disse que o tempo e o espaço eram independentes. Einstein afirmou que, na verdade, o tempo e o espaço estão intimamente conectados, e o que os une – e que nos permite observar isso – é a velocidade da luz.
Em 2011 Físicos Europeus conduziram experimentos em neutrinos, para tentar alcançar maior velocidade que a da luz. Os pesquisadores que realizaram esse experimento com neutrinos na Suíça e na Itália publicaram os resultados, e todos ficaram muito emocionados: isso ia revolucionar a Física. Eles conseguiram aquele resultado por causa de um cabo frouxo de um relógio digital em um computador num laboratório italiano.
Por enquanto vamos deixar os filmes de Star Wars como único modo de ver velocidades acima da Luz.
OBSERVAÇÃO: Matéria baseada em perguntas de alguns alunos sobre informações lidas na internet. Como sempre, o blogdozebrao vem contribuir para informações ao seu público de estudantes.
Bibliografia: professornettao.blogspot.com.br; revistagalileu; portalG1

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.