WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DUAS NOVIDADES AMEAÇAM O FUTURO DO CACAU NA BAHIA E NA ÁFRICA

.

Com potencial para diminuir de forma drástica as vendas do produto para o exterior. A primeira delas é o surgimento de um sucedâneo que tem o cheiro e o sabor exatamente igual ao do cacau, mas é feito a partir de resíduos de girassol.
Criada na Alemanha, a substância entrega o mesmo sabor do chocolate, sem utilização de cacau algum. A empresa até afirma, sem rodeios, que “o futuro do chocolate é 100% sem cacau”. O resíduo de girassol passa por um processo de fermentação e torra, até ser prensado.
Uma gordura de sabor intenso é misturada a ele, produzindo um aroma idêntico ao chocolate. A tecnologia, Ycombinator, já foi validada pelo ministério de alimentos da Alemanha e pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique. A fabricante, QOA, está sediada em Munique.
O objetivo do projeto é substituir o cacau em toda a cadeia do chocolate no mercado global, incluindo laticínios, achocolatados, biscoitos, sorvetes, bolos, etc, até 2034. Usam ainda como marketing que a produção é feita “sem trabalho escravo e infantil”.
O preço do substituto do cacau custa 20% menos que ele e é mais fácil de embalar e transportar. A esperança dos cacauicultores africanos, que hoje dominam o mercado europeu, é apostar no conceito de produto “orgânico” e original contra um “artificial”. Mas esta não é a única ameaça.

A AMEAÇA DA CHINA
A outra ameaça vem da China, hoje um dos maiores compradores de chocolate. Devido ao enorme aumento do consumo nos últimos anos, o governo quer inverter o jogo e produzir cacau em larga escala para tomar o mercado mundial. O país tem terras e gente de sobra para produzir qualquer coisa.
Os africanos já estão preocupados com o início das exportações de cacau Chinês para Europa. Agricultores da província de Hainan, no sul do país, estão empregando tecnologia avançada de cultivo, alcançando grande produtividade e qualidade premium a baixo custo.
A Barry Callebaut já tem uma fábrica na província, cujos cacauicultores já fizeram as primeiras exportações para o exigente mercado Belga. A notícia deixou os produtores de Gana ansiosos. Hoje eles produzem o melhor padrão de qualidade em grande volume e são os maiores exportadores para a Europa. (Fonte: A Região)

.

Comentários estão fechados.