WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ILHÉUS: SERVIDORES SÃO CAPACITADOS PARA CADASTRO E REFERENCIAMENTO DE FAMÍLIAS ATINGIDAS

.

Um treinamento para servidores da pasta de Promoção Social e Combate à Pobreza, bem como para trabalhadores e professores da rede municipal de Educação, foi realizado nesta quarta-feira, 29, e quinta-feira, 30, para o adequado preenchimento do formulário nacional para registro de informações de famílias e indivíduos em situações de emergência e calamidade pública no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A ação, que contou com a parceria das pastas a pedido do prefeito Mário Alexandre, foi realizada no auditório do Colégio da Polícia Militar da Bahia Rômulo Galvão (CPM) e visa elevar o número de cadastradores e famílias atendidas.
A capacitação se deu por meio da atuação do Ministério da Cidadania, que disponibilizou técnicos para o treinamento da equipe da Promoção Social e Combate à Pobreza, e esta transmitiu o conhecimento com a multiplicação das orientações para a equipe da educação.
O objetivo é aumentar a quantidade de cadastradores no município, ampliando e acelerando o referenciamento das famílias que foram diretamente afetadas pelas fortes chuvas, o que dá celeridade ao processo de recebimento dos benefícios. (Fonte: SECOM/Prefeitura de Ilhéus – Por Anna Karenina de O. Vieira)

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE VISITA LOCALIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS

O prefeito Mário Alexandre e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, visitaram nesta sexta-feira (31) os distritos de Ilhéus que sofrem com os prejuízos causados pelas chuvas. Na ocasião, o gestor auxiliou a entrega de doações de mantimentos, itens de higiene e roupas e conversou com os moradores de Sambaituba, Vila Campinho e comunidades adjacentes.
“Que Deus possa nos abençoar e dar forças para reconstruirmos parte a parte a nossa cidade e devolver a dignidade que o nosso povo merece”, afirmou o prefeito. Mário Alexandre reiterou a assistência prestada pelo Município, com apoio dos governos estadual, federal e voluntários para socorrer as vítimas e fornecer local adequado neste primeiro momento.
Além da assistência às pessoas que estão ilhadas e precisam de atendimento, a Prefeitura realiza a recuperação das estradas vicinais para proporcionar melhores condições de trafegabilidade. Na última quarta-feira (29), o serviço contemplou os acessos aos distritos de Carobeira, Aritaguá e Sambaituba.
O posto de saúde de Sambaituba funciona como ponto de apoio para as comunidades de Vila Olímpio, Vila Campinho e Urucutuca. Já a unidade de saúde de Aritaguá está acolhendo as famílias de Vila Vidal e Vila São João.
As ações de curto prazo versam sobre o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nas áreas afetadas para recebimento de ajuda financeira e liberação de recursos da linha de crédito emergencial para enfrentamento da situação de calamidade pública, destinada aos comerciantes e prestadores de serviços afetados pelos temporais.
O termo de cooperação foi celebrado com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) na quarta-feira (29). As demais providências deverão ser tomadas conforme levantamento e avaliação dos estragos causados pelas chuvas na cidade. (Fonte: SECOM/Prefeitura de Ilhéus – Por Raiane Amorim)

ILHÉUS: PREFEITO ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM DESENBAHIA PARA LIBERAÇÃO DE CRÉDITO

Um termo de cooperação para a liberação de recursos da linha de crédito emergencial para enfrentamento à situação de calamidade pública no Munícipio de Ilhéus, foi celebrado, por assinatura eletrônica, pelo prefeito Mário Alexandre com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), nesta última quarta-feira, 29.
“Nosso objetivo é reduzir os impactos gerados por este cenário e apoiar os empreendedores, principalmente nesse momento em que eles mais precisam”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município de Ilhéus, Soane Galvão.
O financiamento é destinado à comerciantes e prestadores de serviços atingidos pelas fortes chuvas. O parcelamento é feito em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para financiamentos de até 150 mil reais.
Na próxima semana, será iniciado o credenciamento de servidores municipais junto à Desenbahia para que, após, seja realizado o atendimento às pessoas atingidas pela calamidade e interessadas a acessar o crédito. O município de Ilhéus vai publicar nota informando como se efetivará o devido cadastro junto à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Ilhéus, para requerer o recurso.
PASSO A PASSO PARA LIBERAÇÃO DO CRÉDITO EMERGENCIAL:
1- Os empreendedores formais ou informais que foram atingidos pelas enchentes, poderão ser atendidos pelo crédito emergencial;
2- Para o empreendedor acessar o crédito emergencial, é necessário que o corpo de bombeiro ou a defesa civil faça um Boletim de Ocorrência, constatando as perdas;
3- O empreendedor deverá informar quais os prejuízos ocasionados devido a enchente;
4- Após a informação do número de empreendedores atingidos, a equipe da DESENBAHIA e SETRE, programarão o atendimento no município;
5- A Prefeitura deverá disponibilizar, o espaço para o atendimento dos empreendedores, impressoras, e funcionários para apoiar no atendimento e acompanhamento após a saída da DESENBAHIA e SETRE;
6- Após os empreendedor ser atendido, os recursos serão liberados no banco e conta indicado pelo empreendedor;
7- Os valores para pessoa física, MEI ou LTDA, levarão em conta, os prejuízos e o faturamento comprovado antes da Pandemia;
8- Para pessoa física, será solicitado avalista podendo ser, pai, mãe, esposa e esposo, no tocante a pessoa jurídica, o proprietário poderá ser avalista. (Fonte: SECOM/Prefeitura de Ilhéus – Por Anna Karenina de O. Vieira)

.

Comentários estão fechados.