WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

“ESTAMOS PASSANDO FOME”, DENUNCIAM TRABALHADORES DA BIOFÁBRICA DE CACAU / DE CHOCOLATE A AGUARDENTE: PRODUTOR DE CACAU APOSTA NA BEBIDA PARA APROVEITAR AO MÁXIMO

.

Os funcionários da Biofábrica de Cacau localizado no distrito do Banco do Pedro, em Ilhéus, estão indignados com falta de pagamento de salário e melhores condições de trabalho. Ao repórter do Site Fábio Roberto Notícias, eles relataram que estão há 04 meses sem salário, e afirmaram que a direção sumiu do órgão.
“Não temos previsão de quando iremos receber os meses trabalhados. Estamos passando necessidades e não temos mais o que comer em casa. O Ministério Público do Trabalho, com sede em Itabuna, tem conhecimento das irregularidades, bem como o governador Rui Costa (PT), mas nenhuma providência é feita. Enquanto isso, estamos sofrendo e comendo o pão que o governo estadual e os bacanas da Biofábrica estão amassando”, reclama uma funcionária, que pediu sigilo.
Um outro funcionário, que pediu para não ser identificado, temendo ser demitido por justa causa, disse que até o mercado parou de vender na promissória, pelo fato da demora em receber o dinheiro.
A Biofábrica de Cacau é um órgão vinculado à Secretaria da Desenvolvimento Rural.

DE CHOCOLATE A AGUARDENTE: PRODUTOR DE CACAU APOSTA NA BEBIDA PARA APROVEITAR AO MÁXIMO

Linhares é o maior produtor de cacau do Espírito Santo. São extraídas anualmente, no município, mais de 8 mil toneladas de amêndoas da fruta – famosa por dar origem ao chocolate. A fabricação da iguaria é o principal destino da produção. Mas tem agricultor por lá descobrindo novas possibilidades. Você sabia que dá pra fazer aguardente de cacau?
Aproveitar ao máximo a fruta e reduzir o descarte de resíduos da produção da família da esposa, em Linhares, foi o desafio que Alexandre Carvalho Scampini recebeu. Ná época, ele – que é engenheiro de tecnologia da informação – já fazia destilados em casa, como passatempo. E foi assim que surgiu a ideia de produzir aguardente de cacau.
Na internet, no entanto, Alexandre encontrou apenas informações sobre o processo de fermentação de amêndoas para a produção de chocolate. “Não se sabia nada de fermentação de cacau para a produção de destilados. Então eu tive que pesquisar sobre as leveduras. E a primeira destilação teste que eu fiz deu certo!”, conta o engenheiro.
Segundo Alexandre, o processo espalha aromas agradáveis de chocolate e champanhe. Já foram produzidos 2 mil litros de aguardente de cacau na propriedade, em parceria com uma destilaria do município. As garrafas são vendidas por R$ 210 cada e podem ser encontradas, por exemplo, em supermercados de Linhares.
A bebida vem fazendo sucesso, principalmente, fora do Brasil. “A gente mandou amostras para os Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Bélgica, Itália, Portugal. Mandamos também para Cingapura e Japão. O pessoal tá gostando muito então já estamos dando início ao processo para exportação da aguardente de cacau, destaca orgulhoso.
O município é reconhecido mundialmente pela qualidade de suas amêndoas. O cacau de Linhares foi o primeiro do Brasil a garantir o registro de Indicação Geográfica (IG), que reconhece reputação e características vinculadas ao local de produção. A produção movimenta 68 milhões de reais por ano no município. (Fonte: Coluna Agrobusiness do Folha Vitória)


.

Comentários estão fechados.