WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VIDA ESCOLAR: QUANDO O ALUNO NÃO APRENDE – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA – ZOOM

.

Alguns pais quando percebem que os filhos não acompanham o ritmo proposto pela escola ficam preocupados, tentando entender porque eles não aprendem. Muitas vezes, a primeira atitude é culpar o sistema de ensino ou alguma situação familiar. Mas a verdade é que, nessas situações o mais sensato é buscar ajuda profissional para uma melhor investigação.
Pesquisas comprovam que cerca de 15% a 20% das crianças, no início da vida escolar, apresentam alguma dificuldade em aprender, o que acaba afetando o desempenho acadêmico. Investigar as origens do problema é primordial para um melhor acompanhamento. Embora os dados apresentem a porcentagem acima, pós-pandemia, devido ao longo período que os estudantes da rede pública passaram afastados das atividades acadêmicas formais, muitos não conseguem acompanhar o ritmo do ano/série que está matriculado, ou seja, temos uma quantidade significativa de alunos com dificuldades de aprendizagem.

Quando os estudantes enfrentam dificuldades ou até mesmo fracassam no aprendizado, a culpa geralmente é de quem? Na lógica da maioria, a culpa é dele. Pensar dessa forma é cometer um ato de crueldade, pois se o aluno teve contato com todos os procedimentos para aquisição e mesmo assim não aprendeu é porque algo não está funcionando bem e precisa ser entendido para realização das intervenções necessárias.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais.
.

Comentários estão fechados.