WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SEXUALIDADE E CONTROLE – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SOUZA-ZOOM

.

Os discursos sobre a sexualidade são construídos e reconstruídos ao longo do tempo, a antiga concepção que ligava a homossexualidade a questões de desvio já não funciona mais, embora, perceba-se que ainda existam pessoas que utilizam a ciência, política e outros meios para produzir pensamentos carregados de discriminação. Discursos que se confrontam ou se combinam com os da igreja, da moral, da lei e da própria ciência.
Por isso, é necessário combater o preconceito que ainda persiste na sociedade marcada pelo machismo que privilegia a figura do homem hetero, deixando outras expressões de gênero em posição desfavorável e refém de modelos de socialização que legitimam a masculinidade.

Assim, torna-se necessário pensar maneiras de desconstruir os mecanismos que fazem parte do senso comum, dos quais o imaginário social e cultural, os discursos institucionais e os meios de comunicação estão impregnados, pois eles foram gradualmente incorporados e consumidos como legítimos e universais, restringindo as possibilidades de cada pessoa desenvolver-se como ser.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

ZENILDO SANTOS SOUZA-ZOOM,
Psicólogo e educador; Mestre em Ensino e Relações Étnicos Raciais, pela UFSB, com especialização em TEA – Transtorno do Espectro Autista e Psicopedagogia. Atua na saúde com atendimentos na psicologia pediátrica e na educação.

.

Comentários estão fechados.