WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A POLUIÇÃO SONORA DO CARNAVAL! – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETTO – NETTÃO

.


O Carnaval é uma festa onde a euforia tem um efeito de liberdade e felicidade para muitas pessoas, uma das maiores ou a maior festa de rua do planeta. Seja Salvador, São Paulo ou Rio de Janeiro, a mesma também tem o outro lado: a poluição sonora. Você sabe o que é nível de intensidade sonora.
O Nível de Intensidade sonora para a Física, é a medida logaritmica da intensidade do som, dando como unidade de medida O Bel – B (homenagem a Graham Bell). Essa grandeza vai ajudar a controlar a poluição sonora. Os valores acima de 1 B já são representados na medida decbel – dB, de relação 1B = 10 dB.

Médicos a firmam que a medida de 80 dB já começa a causar sensações irritantes, podendo chegar ao chamado limiar da sensação dolorosa de 120 dB. Só para ter ideia, o transito congestionado de uma cidade já apresenta em média 80 dB, um show de rock 120 dB e um aeroporto 140 dB, podendo causar danos físicos.
Agora você pode imaginar a intensidade de vários trios elétricos na avenida do carnaval, durante vários dias de festa? Por isso que já existem associações de moradores que lutam para a mudança da festa para outras localidades.
O correto é que a festa é grande, bonita, de uma riqueza cultural muito grande, porém apresenta efeitos colaterais; como a poluição sonora e também a poluição de lixo nas ruas. Que o Carnaval deste ano seja repleto de alegria, limpeza e sem violência. Boa festa a todos!


ANTÔNIO MOREIRA NETTO – NETTÃO,
Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

.

Comentários estão fechados.