WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: SEGUNDO OPINIÃO DE ADVERSÁRIOS POLÍTICOS, O VICE PREFEITO BEBETO GALVÃO (ILHÉUS) DEVERIA SER ESCOLHIDO O PAI DO ANO

.


Estivemos pelo sétimo ano consecutivo, nas edições do Festival Internacional do Chocolat. Sempre na abertura e em outro dia, pois no primeiro, não dá para visitar todos os stands e nem a idade permite.
Já comentamos como foi a abertura do Festival do Chocolat-23. Festa gigantesca com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Marão de Ilhéus e outros prefeitos da região, além do idealizador, do pai, do inventor do Festival, reproduzindo para outros estados e exterior, o Festival do Chocolat, que deveria chamar-se Festival do Chocolat MARCO LESSA, em homenagem a essa figura que é um expoente na divulgação do nosso fruto no Brasil e no exterior.
No sábado, apesar da chuva intensa, voltamos ao local do evento, achando que estaria tranquilo… nada… superlotado, você não podia deslocar-se livremente. Fizemos o cálculo de visitarmos todos os stands, principalmente o de Gandu, que teve à frente a competente e dinâmica Ritaci.
Não foi possível. Não havia como locomover-se. E na septuagenária fase da idade, 72 anos, resolvemos procurar o caminho que para nós seria o mais fácil: Praça de Alimentação, ou Praça da Bebida, pois mesmo com chuva e o tempo frio, nos deu sede.
Nos dirigimos à praça e sentamo-nos em uma mesa com D. Cristina. Já estava praticamente lotada, visualizamos duas mesas vazias em um canto do espaço e ocupamos uma, como sempre fazemos, sentamo-nos de costas para a entrada. Hoje D. Cristina não protesta mais como fazia antigamente, ela conscientizou-se que mais uma vez estamos com a razão.


Aprendemos com o nosso ídolo Eliseu Leal. Professor Carlos (como nos chamava), seu secretário, quando sentávamos em algum lugar, ele sempre posicionou-se de costas para a entrada do estabelecimento. No início o repreendemos, mas ele nos convenceu. E respondia: PROFESSOR, VOCÊ CONHECE MAIS MEUS INIMIGOS QUE EU PRÓPRIO. Passei esse ensinamento para D. Cristina: você mulher, sabe mais quem são meus inimigos que eu próprio…
Mas Zebrão, o que tem a ver o assunto acima com a manchete que diz: “BEBETO GALVÃO DEVERIA SER ESCOLHIDO O PAI DO ANO…”
Algumas pessoas sentaram-se na mesa que estava livre atrás de nós. Não vimos quem havia sentado, apenas que uma delas, ficou encostada com o encosto da nossa cadeira.
Pediram cerveja, vimos que eram pessoas de bom gosto… um dos presentes à mesa falou: Já souberam da novidade? Qual? Perguntou um… (balbuciei para D. Cristina, preste atenção, você que tem a audição melhor que a nossa), Bebeto conseguiu ALOCAR (palavra desconhecida para nós), o seu filho Maurício na CODEBA aqui de Ilhéus. É mesmo… perguntou outro. Falaram então, ele é família, primeiro a família, segundo a família, terceiro a família… depois os outros. Todos os seus quatro filhos estão empregados na prefeitura. É UM PAIZÃO…
Como estávamos com um bloco e caneta, começamos a fazer algumas anotações. Dia dos Pais está chegando, deveria ser escolhido como o PAI DO ANO. Não nos levantamos para ir ao sanitário por exemplo, para não perdermos a FOFOCA.
Continuaram criticando o vice-prefeito, que segundo eles tem um projeto FAMILIAR. Se for eleito prefeito (bateu na mesa), TODOS os seus secretários serão seus filhos e parentes bem próximos, ainda bem que não tem irmão. Outro respondeu: Ele não conseguiu eleger o filho como vereador… (o que não quer dizer nada para nós, afinal, existiram mais de 25 candidatos do seu partido o PSB à Câmara Municipal), ele não poderia fazer campanha para o seu filho.
Raciocinamos: temos que ficar aqui até a hora que esses fofoqueiros saírem. Mas felizmente o celular de um tocou e ele pediu licença para sair, logo a seguir outro, depois outro… foi aí que viramos a nossa cadeira para ver se conhecíamos alguém. Tempo perdido…


Chegando em casa, fomos direto ao Google para sabermos as qualificações de Maurício Galvão que está na nossa lista de zapps, mas não o conhecemos. Se ele teria ou não, qualificação para assumir o cargo. Ou ele estaria assumindo apenas por ser filho do primeiro suplente de Wagner como senador e do vice-prefeito.
Pesquisamos e encontramos que o Sr. Maurício Galvão, é Engenheiro Florestal, foi Diretor Técnico da Biofábrica de Cacau, Diretor de Bioversidade e Floresta na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e atualmente exerce o cargo de Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Ilhéus, além de ser membro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil. Quer dizer, uma pessoa ligada ao meio ambiente…
O papel do adversário é esse mesmo. Procurar chifre em cabeça de cavalo. Qualquer deslize (ou que acham que seja), é um prato de feijoada aos sábados.
É claro e evidente que depende do olhar, merece críticas ou não. Não seria melhor indicar um nome de uma pessoa das suas relações para ajudá-lo no futuro? O seu filho já é de casa e estava empregado. Esse pode ser o raciocínio de pessoas das suas relações.
Você vai tomar uma cerveja, e a notícia vem à sua mesa como tira-gosto… fica a seu critério dizer se o vice-prefeito Bebeto Galvão deve ou não receber o TROFÉU DE “PAI DO ANO…” ou TROFÉU PAIZÃO…” ou se você faria o mesmo…


(ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC)

.

Comentários estão fechados.