WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

BRIGAS ENTRE IRMÃOS – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SOUZA-ZOOM

.


E ai, você já brigou com seu irmão? A rivalidade entre irmãos muitas vezes é considerada um fator não explorado da vida familiar, há pais que ignoram, ou que tomam partido. Na verdade, o relacionamento entre irmãos é um ensaio para a vida, esses primeiros conflitos nos ajudam a viver com as diferenças e contratempos do mundo. Por isso, deixar os filhos à vontade, sem intervenções pode criar um momento de conflitos e rivalidades que atravessam toda vida.


Nos relacionamentos entre amigos, companheiros e etc., escolhemos com quem desejamos compartilhar sentimentos, já com os irmãos não, e isso contribui para uma dinâmica única. Embora compreendamos que irmãos podem suportar muito mais negatividade e comportamentos que simplesmente não aturariam entre amigos/colegas. Essa é uma das razões pelas quais as interações entre irmãos são tão importantes em termos de desenvolvimento.
Os relacionamentos permitem que as crianças experimentem um novo comportamento social e emocional, especialmente quando se trata de conflito, ajudando-as a aprender maneiras de controlar as emoções e desenvolver a consciência dos pensamentos e sentimentos das outras pessoas. É útil para as crianças terem experiências em um relacionamento muito seguro com um irmão, no qual podem trabalhar conflitos e aprender habilidades de gerenciamento de crises que poderão usar em outros relacionamentos em suas vidas.


ZENILDO SANTOS SOUZA-ZOOM – Psicólogo e educador; Mestre em Ensino e Relações Étnicos Raciais, pela UFSB, com especialização em TEA – Transtorno do Espectro Autista e Psicopedagogia. Atua na saúde com atendimentos na psicologia pediátrica e na educação.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

.

Comentários estão fechados.