WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O HOLOCAUSTO JUDEU: UMA LEMBRANÇA DE DOR E RESISTÊNCIA – Pelo Prof. Israel Leal

.


Um discurso infeliz do presidente Lula, trouxe alvoroço e grande repercussão mundial. Declarações do presidente, comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista, o líder brasileiro foi declarado “persona non grata” pelo governo de Benjamin Netanyahu.
Persona non grata é uma expressão em latim cujo significado literal é algo como “pessoa não agradável” ou “não bem-vinda”. Na diplomacia, a expressão se aplica a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em missões oficiais em determinado país. O diplomata brasileiro foi convocado pelo governo Netanyahu para prestar esclarecimentos sobre as declarações de Lula.
Mas, na verdade, o que foi o holocausto nazista? Porque este discurso do presidente traz tanto repúdio à comunidade judaica?
O Holocausto, um dos capítulos mais sombrios da história, foi um genocídio perpetrado pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, resultando na morte de cerca de seis milhões de judeus europeus. Esse ato brutal foi parte de uma política de perseguição racial que visava purificar a Alemanha e outros territórios ocupados pelos nazistas.


Desde a ascensão de Adolf Hitler ao poder em 1933, os judeus foram alvo de discriminação e violência crescente. Com a implementação das leis de Nuremberg em 1935, sua situação tornou-se ainda mais precária, sendo privados de seus direitos civis e considerados cidadãos de segunda classe.
A partir de 1941, com a invasão da União Soviética, os nazistas iniciaram a “Solução Final”, um plano para exterminar todos os judeus europeus. Campos de concentração e extermínio foram estabelecidos para esse fim, onde milhões de judeus foram deportados e sistematicamente assassinados.
Locais como Auschwitz, Treblinka e Sobibor testemunharam as atrocidades cometidas contra os judeus. Lá, homens, mulheres e crianças foram submetidos a condições desumanas, trabalhos forçados e execuções em massa em câmaras de gás.
Apesar das adversidades, muitos judeus e outros grupos perseguidos resistiram bravamente. Atos de resistência, como revoltas em guetos e campos de concentração, demonstraram a coragem e a determinação daqueles que se recusaram a aceitar a desumanização imposta pelos nazistas.


O Holocausto deixou marcas profundas na história e na consciência coletiva da humanidade. É um lembrete sombrio dos perigos do ódio, da intolerância e da indiferença, e reforça a importância da educação e da memória para garantir que tais atrocidades nunca mais se repitam.
À medida que lembramos o Holocausto, prestamos homenagem às vítimas e aos sobreviventes, e reafirmamos nosso compromisso com a justiça, a tolerância e o respeito pelos direitos humanos. Que a lembrança desses eventos trágicos nos inspire a construir um mundo onde todas as pessoas possam viver livres do medo e da perseguição.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)
Israel Leal – Sócio-empreendedor da Doce Paula Gourmet E Cafeteria/ Mestre em Teologia/ Professor da Rede Pública/ Licenciado em História/ Bacharel em Direito/ Ex-Vice Presidente da Associação Batista do Extremo Norte da Bahia 2008/ Ex- Vice Presidente – OPBB-(Ordem de Pastores Batista do Brasil) 2008 no Extremo Norte da Bahia/ Apresentador do Podquest do Professor.

.

Comentários estão fechados.