WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: SUCESSÃO MUNICIPAL EM ILHÉUS COMEÇA A SE DEFINIR. OPOSIÇÃO VAI UNIR-SE PELA PRIMEIRA VEZ. MARÃO JÁ TEM O SEU PREFERIDO

.


A sucessão municipal no município de Ilhéus, parece ter tomado um rumo definitivo.
O prefeito Mário Alexandre, o popular e carismático Marão, o maior líder político de toda a região sul do estado, realizou mais uma reunião para definir o futuro candidato do seu grupo.
Na última sexta-feira, 01 de março, o prefeito que é presidente do PSD local, reuniu-se pela segunda vez em uma semana, no Hotel Barravento na zona Norte de Ilhéus, com mais OITO partidos da sua base e da base do governador Jerônimo Rodrigues, para chegarem a um denominador comum, com relação à sucessão municipal.
Todos os representantes e ou presidentes dos partidos que compõem a base política do prefeito Marão, formados pelo Partido dos Trabalhadores-PT, Partido Verde-PV, Partido Comunista do Brasil-PCdoB, Partido Socialista Brasileiro-PSB, AGIR, PODEMOS, REPUBLICANOS, AVANTE além é claro do Partido Social Democrático-PSD, que abriga e é presidido pelo prefeito Mário Alexandre, sentaram-se pela segunda vez, para discutir nomes e estratégias para as eleições de 06 de outubro próximo.
Claro e evidente que todos os presentes e ausentes ao evento, sabem o nome preferido pelo prefeito Marão para sucedê-lo, ele não revelou oficialmente, mas tem certas coisas que não precisam ser pronunciadas, as atitudes do líder maior, dizem tudo.
O que Marão não fez nos últimos sete anos, está fazendo agora, onde vai, chega acompanhado do seu secretário de Gestão, Bento Lima, considerado o homem forte do seu governo.
Todos os presentes ao encontro, adotaram o mesmo pensamento, o fortalecimento do grupo pela unidade. Não houve uma divergência sequer. Se existia alguma, não expressou o seu pensamento. Nenhum político da base do governo, pretende desmontar dela, então, seguiram o mesmo raciocínio do grande líder Marão, que passou mel na boca dos presentes, ao afirmar que não seria o nome escolhido por ele o candidato à sua sucessão, mas sim, um nome que representasse o grupo…
Marão cada dia que passa, cresce como líder político, como administrador não precisa comentários, mas se firma como o maior articulador do interior do estado, o seu jeito de falar, o seu carisma, nestes sete anos como prefeito, desenvolveu todos os itens que o credenciam como maior de todos os tempos em Ilhéus.
Não existe mais nenhuma expectativa, sobre quem vai ser o nome escolhido pelo líder maior, até nós, insignificantes e desconhecidos da política ilheense, sabemos não apenas o seu nome de preferência (que já citamos acima), como aquele que foi ungido pelo prefeito, para encabeçar a chapa majoritária.
Quem quiser que continue sonhando, achando que vai mudar algo, felizmente ou infelizmente, o nome está escolhido e tenham certeza, sob as bênçãos do ex-governador e Chefe da Casa Civil da presidência da república Rui Costa e o governador Jerônimo Rodrigues.
O líder maior da região cacaueira Marão, jamais poderia proceder de outra maneira. Já tem o nome sacramentado, mas faz questão de reunir-se com a sua base, mostrando humildade, ouvindo mais que falando, dar a cada um a palavra para que expressem suas opiniões, mas todo líder quando vai para reuniões desse tipo, já chega com a sua opinião formada e decidida.


O prefeito Marão, procedeu igualzinho, ao ex-governador Rui Costa, que escolheu um desconhecido como seu candidato à governador, confiando em sua base, no seu trabalho e na sua liderança.
Marão sabe da sua responsabilidade na escolha, sua eleição para a Câmara dos Deputados em 2026, passa e muito pela eleição de 2024, bem como a reeleição da brilhante e simpática deputada Soane Galvão.
Para isso o prefeito, confia na sua força política-eleitoral, se ele foi considerado o maior cabo eleitoral do governador Jerônimo Rodrigues na região cacaueira, imaginem o que não fará para eleger o seu sucessor. Confia na sua base. Confia nas obras que realizou e estar a realizar, ele sabe que o povo de Ilhéus não lhes será ingrato.
Desde que nos conhecemos como gente, poucos políticos conseguiram tirar da manga um nome e elegê-lo. Que nos recordemos, José de Almeida Alcântara-Itabuna, Eliseu Leal-Gandu, o velho ACM, que chegou a dizer no seu jeitão de ditador que ele ELEGERIA ATÉ UM POSTE (quando da indicação de João Durval, para suceder Dr. Clériston Andrade que morreu em campanha), respondendo a uma pergunta de uma jornalista; por último Rui Costa e ao que tudo indica, nas eleições posteriores a 2024, iremos incluir o nome de Mário Alexandre nesta seleta lista.
Não vai ser eleição de favas contadas, a oposição de Ilhéus até que enfim, conseguiu unir-se. Jabes e Valderico Júnior, tem potencial eleitoral de respeito. São do mesmo grupo político a nível de estado, um do Partido Popular (João Leão) e o outro do Partido UNIÃO BRASIL (ACM Neto). É bom ressaltar que juntos os dois, no segundo turno, venceram a eleição na cidade por 8.195 votos, para governador.
A oposição uniu-se. Ainda ontem, o ex-prefeito Jabes Ribeiro declarou à imprensa, o que para muitos seria impossível, em virtude de eleições anteriores, quando arrogantemente não abriu mão da sua candidatura, preferindo apoiar o seu fiel escudeiro Cacá Colchões e sofreu derrotas fragorosas. Agora não, mais amadurecido, o ex-prefeito Jabes, que governou a cidade de Ilhéus por QUATRO vezes, está sendo humilde, o que nunca foi, sentou-se com o seu adversário Valderico Júnior e decidiram, quem será o cabeça de chapa, aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas que serão realizadas.
Que exemplo para os debilóides e retardados oposicionistas de Apuarema e Piraí do Norte, que teimam em participar de uma eleição divididos. Vão morrer abraçados.
Como dizia o saudoso ex-prefeito de Gandu, Eliseu Cabral Leal, do qual fomos seu secretário de Administração: NA POLÍTICA NÃO SE USA DUAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, DIMINUIR E DIVIDIR, só somar e multiplicar…
Como fica a situação do nosso amigo Bebeto Galvão… vice-prefeito de primeiro mandato, pode ser candidato novamente; primeiro suplente do senador Jaques Wagner, liderança maior do PSB em Ilhéus… Bebeto sempre foi grupo. Político humilde talvez devido à sua origem, de poucas palavras… mas decidido.
Vamos aguardar os próximos acontecimentos.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.

.</p

Comentários estão fechados.