WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ALÉM DA FRAUDE EM CARTÃO DE VACINA, BOLSONARO É ALVO DE OUTRAS SEIS INVESTIGAÇÕES NO STF. SAIBA QUAIS

.


O ex-presidente Jair Bolsonaro após prestar depoimento — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/18-10-2023 O ex-presidente Jair Bolsonaro responde a sete investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles a que apura um suposto esquema de fraude de cartões de vacina, na qual ele foi indiciado nesta terça-feira.
Três dessas investigações, incluindo a do cartão de vacina, ocorrendo dentro de um mesmo inquérito, o chamado das milícias digitais. Além disso, Bolsonaro é alvo de outros quatro inquéritos, incluindo um sobre os atos golpistas do 8 de janeiro.
ENTENDA A SEGUIR TODAS AS INVESTIGAÇÕES
FRAUDE NO CARTÃO DE VACINA
Ao indiciar Bolsonaro, a Polícia Federal (PF) apontou uma série de elementos para demonstrar que o ex-presidente não só tinha conhecimento como também ordenou que o ex-ajudante de ordens Mauro Cid fraudasse certificados de vacinação contra a Covid-19.
O relator, Alexandre de Moraes, deu 15 dias para que Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente um posicionamento sobre o relatório. Em depoimento, ele negou em que tenha tomado conhecimento da inserção de dados falsos.
TENTATIVA DE GOLPE
Também foi iniciada a partir do inquérito das milícias digitais. De acordo com a PF, há “dados que comprovam” que Bolsonaro “analisou e alterou uma minuta de decreto que, tudo indica, embasaria a consumação do golpe de Estado em andamento”. A suspeita foi reforçada pelos depoimentos dos ex-comandantes Marco Antonio Freire Gomes (Exército) e Carlos Almeida Baptista Junior (Aeronáutica). A defesa dele negou que ele tenha participado da “elaboração de qualquer decreto que visasse alterar de forma ilegal o Estado Democrático de Direito”.


VENDA DE JOIAS
Outra apuração que partiu do inquérito das milícias digitais. A PF investiga um esquema de venda de presentes recebidos pela Presidência durante o governo Bolsonaro. Auxiliares do ex-presidente venderam ou tentaram comercializar ao menos quatro itens, sendo dois entregues pela Arábia Saudita e dois pelo Bahrein. Em depoimento sobre o caso, Bolsonaro optou por ficar em silêncio.
8 DE JANEIRO
Bolsonaro é um dos investigados no inquérito do STF que investiga supostos incitadores e autores intelectuais dos atos golpistas do dia 8 de janeiro. O ex-presidente foi incluído na apuração após ter compartilhado, dois dias depois dos atos, um vídeo com acusações sem provas ao STF e ao TSE. Em depoimento à PF, Bolsonaro afirmou que a publicação foi feita por engano.
PANDEMIA
Em 2022, a PF afirmou ao STF que Bolsonaro cometeu incitação ao crime, por estimular as pessoas a não usarem máscaras, além da contravenção penal de “provocar alarme ou perigo inexistente” ao associar o uso da vacina da Covid-19 com o desenvolvimento do vírus da Aids. No ano passado, a PGR pediu o arquivamento do caso. Ainda não houve decisão do relator do caso, Alexandre de Moraes.
VAZAMENTO DE INQUÉRITO
Em 2022, a PF afirmou que Bolsonaro cometeu o crime de violação de sigilo funcional, ao divulgar uma investigação sigilosa sobre ataque hacker ao TSE. A PGR já pediu para arquivar esse caso, mas o pedido foi negado por Moraes, que também é o relator desse inquérito.
INTERFERÊNCIA NA POLÍCIA FEDERAL
Bolsonaro é investigado por uma suposta interferência na PF, denunciada pelo ex-ministro Sergio Moro (hoje senador), quando pediu demissão do Ministério da Justiça, em 2020. O então presidente prestou depoimento no caso em 2021, mas negou interferência. Em 2022, a PF afirmou que não houve crime, e a PGR pediu o arquivamento, mas ainda não há decisão. (Fonte: https://oglobo.globo.com)

.

Comentários estão fechados.