WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

Sabemos que biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, por isso a importância de todos os brasileiros se cadastrarem. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponíveis. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
O próprio TER alertou que a eventual ausência, acarretaria diversos empecilhos na vida do cidadão. Além do cancelamento do título de eleitor, ele não terá o direito de votar e ser votado, emitir passaporte, realizar matrícula em instituições de ensino público, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público, receber salário (se for servidor público) e, até mesmo, restrições em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Mesmo com esses alertas, em média na nossa microrregião (Gandu, Nova Ibiá, Apuarema e Itamari) ficaram cerca de 25% sem fazer a biometria.
Esperamos que não seja definitivo o encerramento do prazo para cadastramento enterio , pois terá impactos logo nas eleições de 2020.
Mas será que esses 25% em média que ficaram sem fazer a biometria realmente existem? Boa parte desses eleitores não moram fora e vinham para votar apenas, muitos vendendo seus votos a troco das passagens. Qual importante desses eleitores para o enterio, já que não vivenciam os problemas da nossa cidade? Não eram esses que decidiam as eleições em Itamari, e logo após voltavam para suas cidades, esquecendo o que existe aqui e pouco contribuindo para a solução dos problemas locais.
Acredito que dentro em breve, eles abrirão outra oportunidade para esses faltosos, é muito do interesse deles e da classe política com seu poderio, esse número tão alto de constantes que ficaram sem fazer a biometria.
Mas, tudo isso serve de alerta. Acredito que se o voto não fosse obrigatório pouco mais da metade dos eleitores compareceriam no dia da votação. O descrédito com a classe política é tanto que só sendo obrigatório o voto para que o eleitor cumpra seu dever como cidadão.
A maioria não reconhece que desse voto depende o saneamento básico, a água bem tratada, a energia elétrica que chega em nossas casas, a segurança, a educação e a saúde da maior parte da população. O voto define o futuro das cidades, dele dependerá os atrasos ou avanços delas.
Portanto, a questão biométrica é acima de tudo exercer o seu papel de cidadão que sabe o verdadeiro valor do voto. Quem deseja o melhor para a sua terra natal, quem quer vê realmente o progresso e melhores dias para todos os habitantes das municipalidades, irá sempre valorizar o voto, não usará como moeda nem como instrumento de barganha política. O voto sempre será a nossa melhor arma contra os políticos corruptos e os que querem fazer da política o seu meio de vida.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.