WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

POLÍTICA NATALINA – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

O Natal, esta que é a mais importante data comemorativa do calendário cristão, pois celebra o nascimento do seu profeta maior Jesus Cristo, se aproxima e com ele o seu ESPÍRITO NATALINO.
O espírito natalino de solidariedade e amor chegam em dezembro para aproximar pessoas, para promover reflexões em relação às nossas ações aqui na Terra, para refletir e nos aproximar dos ensinamentos de Jesus Cristo.
O Natal também, como outros feriados, tem se tornado o cenário perfeito para a exploração comercial, para os aproveitadores de plantão. Não só o comércio busca lucrar nessa data, mas também os políticos espertalhões. É o cenário ideal para fazer o seu marketing pessoal, para impulsionar a sua popularidade, a imagem do político ao lado de crianças, distribuindo presentes, indo as igrejas fica bem mais frequente neste mês de dezembro, ainda mais agora às vésperas do ano eleitoral.
Muitos passam o ano todo fora da cidade, somem até mesmo das redes sociais, mas reaparece agora – o lobo vestido de cordeirinho, ou melhor, vestido de Papai Noel. Promovem campanhas de doações de brinquedos, tiram fotos ao lado de criancinhas, tudo o que manda a cartilha de um bom marqueteiro.
O espírito natalino que é desvirtuado pelo comércio ganancioso, pela exploração midiática dos pais e das crianças, é também explorado a seu favor pelos políticos inescrupulosos.
Abusam do seu poder econômico, tiram vantagem em frente aos demais cidadãos que também têm pretensões política, pois os mesmos não conseguem se destacar e se fazer conhecer tão quanto os que exploram essa data comemorativa. Se é pré-candidato, faz disfarçadamente a sua pré-campanha eleitoral vestido do bom velhinho, e nem mesmo a justiça que também se enche de amor neste período, faz vista grossa para a prática ou crime eleitoral. O abuso do poder econômico mais uma vez irá prejudicar a disputa eleitoral, irá despertar o interesse dos que vendem seus votos, irá acirrar a disputa entre os grupos políticos, que irão a todo custo, buscar fundos para financiar as suas campanhas eleitorais, e como sabemos, é criada a política dos milhões que endivida os candidatos e é o cenário perfeito para agiotas e investidores/financiadores destas campanhas.
É quem pagará o preços desta campanha de milhões? O salário médio de um prefeito entre 8 e 15 mil será suficiente para pagar entre 2 a 4 milhões investidos nas campanhas? Quem pagará o pato? O mais ingênuo dos homens sabe que sairá dos cofres públicos esse dinheiro. E o resultado disso em uma administração pública, todos nós já vivenciamos. A paralisia administrativa, a corrupção e os péssimos gestores e gestões, nascem daí, talvez comece agora no Natal. Atrás das barbas do bom velhinho poderá está o seu futuro prefeito, rindo de você e nem sempre com boas intenções. Ele esta chegando, com toda a sua equipe, tentará comprar você agora com presentinhos no dia 25 de dezembro, sensibilizará seu coração cristão, mas quando chegar ao poder, cobrará tudo de volta com juros de até 1 000 % ao mês e você não poderá fazer mais nada. Só ficará observando, e talvez nem possa criticar, pois com o poder nas mãos, até os críticos se sentem intimidados a se expressarem, melhor calar do que ser ameaçado.
Viva o Natal, viva a POLÍTICA NATALINA.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.