WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

E QUANDO ACABAR OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS? – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO-NETÃO

.

Um futuro sem combustíveis fósseis é um caminho óbvio. O que vai substituir? Painéis solares, turbinas de alta capacidade?
A química vem trabalhando em maneira intensa na resolução deste problema futuro. Dois dos maiores desafios tecnológicos que o mundo encara hoje são relacionados com combustíveis. Um: os combustíveis fósseis estão acabando. Dois: a queima de combustíveis fósseis está enchendo a atmosfera de gases de efeito estufa, mudando a própria natureza do nosso planeta para pior. A solução parece cegamente óbvia: parar de usar combustíveis fósseis. Reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis significa encontrar outra maneira de energizar o planeta.
Os motores de combustão ( gasolina, diesel , álcool…) ainda são os preferidos. A produção de movimento com alta potência é muito atrativa na engenharia de automóveis. Outras opções como o carro híbrido ( elétrico e gasolina ) já são bem presentes no mercado. O mundo ainda tem uma grande dependência do consumo deste tipo de combustível, basta observar a alteração na economia com a variação dos preços da gasolina e do diesel.
O homem é o principal agente modificador da natureza, com sua capacidade de exploração e retirada de tudo que lhe é conveniente. O grande problema é que o próprio homem tem o seu principal interesse em relação à condição econômica, e não na capacidade sustentável de sobrevivência da Terra e seus recursos naturais.
Bibliografia: professornettao@blogspot.com.br / Ideias de Química, Tradução de Helena Londres. Revista Super interessante.

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.