WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

GANDU: 40 ANOS SEM ELISEU LEAL – Por ZEBRÃO

.

“SENTIMOS SAUDADE DE CERTOS MOMENTOS DA NOSSA VIDA E DE CERTOS MOMENTOS DE PESSOAS QUE PASSARAM POR ELA”
ELISEU CABRAL LEAL, nasceu em 01 de novembro de 1938, em Gandu, de família evangélica, filho de Juvêncio Lobão Leal (Juvêncio da Farmácia) e Dona Minervina Cabral Leal (Dona Pombinha), fez sua estréia na política como vereador eleito em 1958. Em 1966, aos 28 anos, foi eleito prefeito de Gandu, licenciando-se do cargo para candidatar-se a deputado estadual em 1970, no último ano do mandato (àquela época, as eleições não eram de 2 em 2 anos, eram unificadas). Sendo eleito em 1970 e tomando posse como deputado em 1971, sendo eleito prefeito novamente em 1976, assumindo em 1977 e governado até a data trágica.
No dia 01 de setembro de 1980, exatamente 40 anos atrás, era assassinado na sinaleira de Ondina, Salvador, o prefeito de Gandu, Eliseu Cabral Leal. Vereador, prefeito, deputado estadual, prefeito novamente, ELISEU CABRAL LEAL foi o maior administrador da história de Gandu. Hoje, quando vemos administradores que se autointitulam grandes administradores, não conhecem a história da nossa cidade. Nenhum prefeito após ele ou antes dele, teve 50% do seu desempenho como administrador. Abriu bairros, calçou ruas, inaugurou hospital, matadouro, fez a entrada da cidade, fez o Lago Azul. No seu segundo mandato, fez uma maquete para estender o lago até a entrada do bairro 2 de julho, não iriam existir residências no hoje denominado Parque Turístico. Áreas de recreação, academias etc, era o que constavam no projeto. Mas após a sua morte, foi feita criminosamente, uma distribuição de lotes para construção de residências de maneira irresponsável pelos seus sucessores, que não respeitaram a sua memória.
Ele preparou Gandu para o futuro. Nossa cidade foi escolhida pela revista O CRUZEIRO, a de maior circulação nacional à época, como a MAIS ASSEADA DO BRASIL. Se não fosse a visão de administrador e homem público de Eliseu, a nossa cidade, com todo respeito, seria mais uma Ibirapitanga, pois o traçado da BR-101 não iria passar por onde passa hoje. Não seria somente Gandu prejudicada, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Tancredo… ficariam isoladas, distantes por três, quatro quilômetros… seriam todas, cidadezinhas. O Ministério dos Transportes alegava e com razão, para passar o traçado da BR-101 por Gandu e por outras cidades e lugarejos, iria onerar e muito, pois precisariam ser construídos dois viadutos, enquanto no traçado original, três, quatro quilômetros fora da cidade não haveria a necessidade. Ele usou o seu prestígio pessoal e político, chegou a trazer à nossa cidade o Ministro dos Transportes Mário Andreazza (a entrada da cidade chama-se Mário Andreazza) e com muita paciência e prestígio conseguiu o OK do Ministro mudando o traçado.

A juventude de Gandu tem que conhecer a história deste que reputamos o maior de todos os prefeitos da história de Gandu e que os jovens de hoje, que vão nos governar no futuro, se espelhem em Eliseu Leal, ao seu amor incomensurável por esta terra. Se ele não tivesse desaparecido tragicamente, temos certeza que Gandu hoje seria a maior cidade de todo baixo sul, pois ele preparava-se para assumir a prefeitura de Salvador (seria nomeado prefeito da nossa capital pois naquela época não havia eleição para as capitais, os prefeitos eram nomeados) e de prefeito de Salvador para Governador do estado, seria um pulo.
Fomos seu secretário com muita honra e com muito orgulho e colocamos em nosso currículo como o mais importante cargo que assumimos, pois uma coisa é ser secretário de um administrador, um homem de visão, um homem que via o futuro como se fosse hoje. Com o seu desaparecimento prematuro, assumiu o cargo de prefeito o vice Almir Ramos Carneiro, concluindo o seu mandato que havia sido prorrogado juntamente com todos os prefeitos do Brasil até 1982 pelo governo federal. Que saudades… “ANTES DELE, NINGUÉM FOI IGUAL A ELE. DEPOIS DELE, NINGUÉM FOI E NEM SERÁ MELHOR QUE ELE”. (Blogdozebrao)

.

Comentários estão fechados.