WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(OPINIÃO) BALANÇO GERAL DO GOVERNO TOM EM ITAMARI – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

No último dia 23 de março de 2020, o prefeito de Itamari Dr Everton Borges Vasconcelos, conhecido em toda região do Baixo Sul como Dr Tom, fez sua segunda Live de avaliação do seu governo. Após saudar os presentes e toda população Itamariense e internautas, passou a falar sobre a pandemia na cidade. Que apesar de estar controlada, mais do que nunca precisamos redobrar os cuidados seguindo todos os protocolos de segurança.
O prefeito relembrou a população, como encontrou a cidade no seu primeiro mês de gestão, com hospital e centro de combate ao covid-19 fechados, mas que no 1º dia de seu governo reabriu o hospital e outras unidades que estavam desativadas. Segundo ele, foram mais de 1 mil atendimentos na Unidade Mista Hospitalar São Lucas, que significou dezenas de vidas salvas, e outras que não precisaram se deslocar para Jequié ou outras cidades em busca dos primeiros atendimentos. Foi lembrado que a gestão anterior deixou uma dívida de mais 50 mil reais com a Policlínica de Jequié, dívida esta que foi quitada, pois em se tratando de saúde ele considera que vida não tem preço.
Foi relembrado que em plena pandemia a gestão anterior demitiu médicos, desativou a farmácia básica – que herdou uma dívida de 197 mil reais e que em sua gestão, a farmácia está ampliando a oferta de medicamentos para a população, além de ampliar para 100% o atendimento de saúde bucal. Lembrou que a vacinação, que chega semanalmente na cidade, que já alcançou a vacinação dos grupos a partir dos 70 anos.
Falta de prestação de contas e dívidas na assistência social, na Embasa e na Coelba na casa dos milhares de reais foram reveladas, atestando e provando o descaso da administração anterior. Ainda sobre endividamentos, relembrou que a dívida com o INSS, deixada pela gestão anterior, foi negociada e que está sendo paga em dia, pela primeira vez na história recente do município.
No Legislativo, relembrou que o presidente da Câmara Municipal é do seu partido e que possui em alinhamento forte com o mesmo, prova disso foi a aprovação de um projeto de lei que ampara as famílias mais carentes do município e outros projetos, como o que parcelou a dívida municipal com o INSS. Lembrou, que até os créditos consignados dos funcionários públicos não estavam sendo repassados, o que mostrava o descompromisso com o funcionalismo público.
Na educação, relembrou que as escolas foram encontradas sucateadas, com problemas na prestação de contas e inapta a receber recursos federais e sem condições mínimas de funcionamento, mas que agora já se encontra com seus recursos liberados. Afirmou que a parceria cívico-militar continuaria ainda mais forte, que na sua primeira viagem a Salvador como gestor, buscou apoio para criar um complexo escolar, onde se encontra hoje a delegacia e o hospital municipal, quadra de esportes e outros espaços de lazer. Segundo ele na sua gestão, a educação, saúde e assistência social caminhariam juntas. A educação se encontra em pleno processo de reorganização, e já em funcionamento com o ensino remoto. A partir dos próximos meses, buscará mais ações para melhorar ainda mais aprendizagem dos alunos, com projetos e ações adaptadas ao tempo pandêmico.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.