WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O SEU DIREITO TERMINA ONDE COMEÇA O MEU – Por MARCOS NETO*

.

Desde criança ouço que a frase que nomeia este texto. Define de modo simples tudo o que chamamos de Democracia. Temos direitos, mas os outros também os tem e os meus direitos não podem se sobrepor nem serem sobrepostos pelos direitos alheios. Está cada vez mais difícil fazer com que as pessoas entendam isso.
Para que a democracia seja exercida de forma plena, ela precisa ser uma via de mão dupla, se apenas uns poucos puderem ser ouvidos, terem direito de expressão, acesso à educação e saúde, e à liberdade de ir e vir, não é democracia, é enganação, é imposição, é uma mentira.
Entretanto, uma sociedade só tolera a existência de opressores quando esses podem contar com a anuência de oprimidos, pessoas que aceitam ter seus direitos sobrepostos, que abaixam suas cabeças e não reagem ao avanço daqueles que usam a democracia como via para se atingir seus planos de poder, especialmente em períodos eleitorais.
Saibamos que a democracia nunca é um presente, ela é uma conquista e precisa ser construída, renovada e aperfeiçoada constantemente, pois só através desse entendimento, poderemos ter chance de sermos verdadeiramente livres sem deixar de respeitar o espaço e a liberdade dos nossos semelhantes.

*MARCOS NETO
é Engenheiro Agrônomo.


.

Comentários estão fechados.