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OITO PERGUNTAS SOBRE: COMO FAZER UM BOM ATENDIMENTO DIGITAL NA BLACK FRIDAY

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Em tempos de pandemia, a Black Friday 2020 deve ser mais digital do que nunca. Desde que a COVID-19 exigiu forte distanciamento social, e-commerces de todos os portes – e até mesmo as lojas físicas que precisaram passar por uma transformação digital forçada – se preparam para suportar a demanda online na compra de produtos, de olho, inclusive, nas compras de Natal.
E, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia, as expectativas do comércio em geral são boas. Levantamento da ABCcomm prevê que as vendas online cresçam 77% neste ano no Brasil em comparação com 2019, atingindo R$ 6,9 bilhões. Já pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, estimam que o faturamento na Black Friday neste ano deve superar o resultado do ano passado.
Já em um estudo solo, a própria Ebit/Nielsen as compras online feitas entre quinta (26) e sexta, dia 27 (data da Black Friday) cresçam 27%. Por fim, a Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP) espera um aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em novembro na comparação com o mesmo período de 2019.
Todas as expectativas puxadas pela pandemia de forma geral.
E para suportar toda essa demanda, não basta apenas um estoque bem abastecido e preços reduzidos. É preciso também contar com um ótimo atendimento via canais digitais, já que o número de dúvidas e reclamações tende a crescer exponencialmente na Black Friday. E elas podem levar um e-commerce ao paraíso das boas vendas se forem bem feitas. Ou ao inferno, caso a loja online não dê conta de respondê-las.
E para falar sobre como os proprietários de lojas online devem preparar para a Black Friday, o “Oito perguntas sobre” dessa semana conversou com Diego Freire, CEO da Huggy, plataforma especializada em atendimento digital para empresas dos mais diversos portes. E ele dá dicas das mais valiosas.
QUAIS SÃO OS GRANDES ERROS DE EMPRESÁRIOS E DONOS DE COMÉRCIOS DURANTE A BLACK FRIDAY NA ÂNSIA DE VENDER MAIS DIGITALMENTE?
O principal erro que eu apontaria é sobre as empresas não calcularem o preço do produto, não criarem uma boa estratégia para vender o produto. Ou seja, a maioria dos empresários pensa no desconto, mas acaba esquecendo de analisar se o desconto vai ser interessante ou não para o negócio, pois, em alguns casos, pode acabar gerando prejuízo. Além disso, alguns empresários cometem o segundo erro: não estão preparados para a demanda. Por exemplo: a loja faz uma grande oferta, recebe muitos pedidos, mas não está preparado para essa alta demanda, o que pode provocar falta de estoque, mau atendimento ou até falha na entrega para o cliente final.
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