WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A QUÍMICA DO DIA DOS NAMORADOS – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO-NETTÃO

.

A três anos atrás escrevi uma postagem no blog professornetto.blogspot.com, sobre a química do amor, peço licença ao amigo Zebrão para trazer esta reportagem, remodelada para a atualidade, devido a data comemorativa do dia dos namorados no domingo passado.¨
O amor é místico, difícil de ser entendido. Na ciência, o amor vem com os compostos químicos que atuam sobre nosso corpo, sobre o nosso cérebro, transmitindo todas as sensações e comportamentos que associamos a este fenômeno.
É afirmado pela Ciência que o Amor tem suas fases: a primeira fase é a do desejo e é desencadeada pelos nossos hormônios sexuais, a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres. A segunda fase é a da atração, enamoramento ou paixão, ou seja, quando nos apaixonamos, perdemos o apetite, não dormimos, não nos concentramos em nada. onde atua a Norepinefrina (estimulante cerebral que está associada a euforia, falta de sono e de apetite) e a Dopamina (importante no mecanismo do desejo e recompensa, com efeitos análogos aos da cocaína, o verdadeiro licor do amor).

A terceira fase é a da ligação, fornece laços para que os parceiros permaneçam juntos. A dois hormônios importantes nessa fase: a oxitocina (hormônio do carinho ou do abraço, produzida no hipotálamo) e a vasopressina (hormônio da fidelidade).
Outra substância sentimental é a Serotonina, os seus baixos níveis permanecem associados à fixação no ser amado. A professora Donatella Maraziti (Univ. Pisa), no decorrer de estudos com pacientes que sofriam de pertubação obsessiva compulsiva, descobriu que os baixos níveis de serotonina de quem se apaixona se aproximam dos níveis característicos desta doença mental.
Bibliografia: professornettao.blogspot.com.br
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

ANTÔNIO MOREIRA NETTO – NETTÃO,
Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre.

.

Comentários estão fechados.