WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VACINAR PRA QUÊ? – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

Os noticiários passaram as últimas semanas provando a importância da vacina contra o vírus da COVID 19, diferente do discurso inflamado do presidente da república, que por questões ideológicas prefere acreditar em outras vias de solução. O certo é que diante disso, a opinião pública ficou dividida ou desentendida em relação à questão. Há os que clamaram o início da vacinação, mas em contrapartida existem os que não dão crédito ao processo. Mas afinal, o que seriam as vacinas e para que elas servem?
As vacinas são substâncias constituídas por vírus ou bactérias, vivos ou mortos, ou seus derivados. Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos, os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções. As vacinas são seguras e causam poucas reações adversas, sendo essas, geralmente, leves e de curta duração. Trata-se da principal forma de prevenção de inúmeras doenças. Embora algumas possam desencadear reações adversas, como dor no local da aplicação, mal-estar e febre, elas são bastante seguras. As reações adversas, geralmente, apresentam-se leves e de curta duração.
As vacinas são a principal forma de prevenção contra diversas doenças. Assim, elas não protegem apenas o indivíduo que foi imunizado, mas toda a comunidade, pois aquele sujeito, ao não adoecer, também não se torna vetor de uma doença, transmitindo-a as demais pessoas.
Assim, quando um número suficiente de pessoas é vacinada contra uma doença infecciosa como covid-19, a disseminação pode ser efetivamente interrompida, pois haverá poucas pessoas para infectar. Isso é conhecido como imunidade de rebanho. Alcançar a imunidade coletiva significa que mesmo aqueles que não podem receber a vacinação, devido a doenças pré-existentes estão protegidos. Entenderam a importância da vacinação? A eficácia é uma questão que compete aos especialistas.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.